Resumo capitaes de areia
Por: maedafoc4 • 18/5/2017 • Resenha • 492 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
Capitães de areia
Basicamente a obra de Jorge amado é uma bela crítica sobre o início do século passado, mas que não é tão diferente da nossa atual realidade. Ele tem uma "visão romântica" sobre os jovens que são abandonados, pois o autor destaca que eles cometem esses crimes devido a suas condições de vida. Não que ele apóie o roubo, mas ele crítica a situação como reflexo de uma sociedade que não incentiva a migração social. (Afinal personagens como o Padre e Dora preferem incentivar os meninos a fazerem coisas boas e isso mostra que o autor não apoia o crime)
O livro também fala sobre um reformatório, (podemos comparar a nossas medidas socioeducativas como a fundação casa, e até a própria cadeia) onde essas crianças entravam e saim piores devido a maus tratos e a influências erradas. O diretor nega qualquer coisa relacionada a isso (assim como os diretores dessas fundações e empregados em geral). Algo que vale destacar é o poder da mídia : o livro começa com uma reportagem a respeito dos roubos em Salvador que são praticados pelos capitães de areia. A intenção era boa, mostrar a verdade. No entanto ela é corrompida no decorrer da leitura, devido ao interesse da classe social mais rica. Então a história fica cheia de elementos mentirosos.
O foco do livro é mostrar o resultado de todo abandono e sofrimento que essas crianças tiveram(seja ela destacada pelos meninos, pelos adultos ou até mesmo o narrador). São mais de 50 crianças que compõe esse grupo, cada uma delas com características fortes e marcantes. Pedro bala desde pequeno com sua aptidão em.liderar, é o personagem "principal " e um típico anti herói. Duas partes do livro que merece destaque é quando as crianças vão até o carrossel brincar, o narrador nessa parte quer ressaltar que apesar de tudo que estavam fazendo, eles eram apenas crianças excluídas da sociedade, mas que precisavam ser cuidados por alguém. Outro, é quando o personagem mais "marrento", Sem pernas, é acolhido por uma família que o ama de verdade, e isso lhe causa um.conflito interno e reflete ocultamente em cada criança. Assim como a aparição da personagem Dora, ela deixa bem claro a carência de uma mãe em.cada criança(mesmo que de início eles não tenham esse conhecimento e acham que ela podera ser um objeto sexual). O livro termina basicamente com a prisão de Pedro e Dora. Logo após o ocorrido, ambos conseguem escapar mas Dora contrai varíola (na época havia uma espécie de epidemia) e futuramente Pedro se torna um tipo de líder político.
O livro , apesar de nao ser esteticamente interessante, ele tem uma grande importância a crítica política, pois ele foi revolucionário para a época. Afinal essa obra foi vítima de censura e causou a prisão do autor. Afinal ele mostrou . pouco de erotismo e crianças ladras também não são aceitas. Mas o mesmo conseguiu mostrar que essas atitudes partiam da necessidade tanto fisiológica quanto familiar
...