Resumo do Livro Ler e Compreender
Por: Elenilson Oliveira • 22/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.980 Palavras (8 Páginas) • 207 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS IMPERATRIZ
A IMPORTANTE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ATERRAMENTO ELÉTRICO EM CONJUNTO DE DISPOSITIVOS ANTI SURTOS COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO NAS RESIDÊNCIAS DAS PERIFERIAS DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA.
Elenilson Oliveira Lopes
IMPERATRIZ - MA
2021
Elenilson Oliveira Lopes
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ATERRAMENTO ELÉTRICO EM CONJUNTO DE DISPOSITIVOS ANTI SURTOS COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO NAS RESIDÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA.
Pré-projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, como requisito para obtenção de nota.
Orientadora: Prof. a Dr. a Kerlly Karine Pereira Herenio
IMPERATRIZ - MA
2021
SUMÁRIO
1. QUALIFICAÇÕES DO PRINCIPAL PROBLEMA A SER ABORDADO 4
2. OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS 5
2.1 Objetivo geral 5
2.2 Objetivos específicos 5
2.3 Metas 5
3. METODOLOGIA A SER EMPREGADA 6
3.1 Tipo de pesquisa 6
3.2 Local da pesquisa 6
3.3 Universo 6
3.4 Amostra 6
3.5 Critérios de inclusão e exclusão 7
3.5.1 Critérios de inclusão 7
3.5.2 Critérios de exclusão 7
3.6 Área de estudo 7
3.7 Riscos e benefícios 7
3.7.1 Riscos 7
3.7.2 Benefícios 7
3.8 Coleta dos dados 8
3.8.1 Primeira etapa: Estudo piloto 8
3.8.2 Segunda etapa 8
3.9 Processamento e análise dos dados 8
3.10 Aspectos éticos 9
4. PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS ESPERADOS DA PROPOSTA PARA OS MEIOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS 9
5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DA PESQUISA 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
- QUALIFICAÇÕES DO PRINCIPAL PROBLEMA A SER ABORDADO
Precipuamente, as instalações elétricas de baixa tensão em bairros periféricos são em suas maiorias decadentes, tendo em vista que a maior parte delas não possui mecanismos de segurança em suas estruturas, como um sistema de aterramento elétrico conectado a dispositivos anti surto, como é o caso do DPS, que atua imediatamente quando as instalações são submetidas a altas tensões que a rede não iria suportar. Esse dispositivo é o principal meio de garantir a proteção contra descargas elétricas provenientes da atmosfera, surtos na rede de distribuição elétrica ou fugas de corrente. A grande variação de tensão pode causar a queima de equipamentos que necessitam estar ligados à tomada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, com cerca de 69 milhões de moradias, 55% dessas casas não possuem esse sistema de proteção em suas residências, não atendendo as normas regidas pela NR-10 que fala que o aterramento de instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentações estabelecidas pelos órgãos competentes. Assim, o uso de aterramento é obrigatório segundo a Lei Número 11.337 de 26 de julho de 2006. No entanto, essa lei não é seguida à risca pelos profissionais da área elétrica que fazem instalações precárias e perigosas nas residências de pessoas mal informadas.
Nessa perspectiva, esse sistema de proteção servirá como um caminho de fuga para uma corrente que esteja em excesso. A NBR-5410 faz menção a alguns sistemas de aterramento para instalação, os três mais comuns são o sistema TN-S, onde o neutro é aterrado na entrada e levado até a carga elétrica; TN-C, onde o cabo de neutro e de aterramento são o mesmo condutor; e o sistema TT, onde o aterramento é feito na entrada e continua como neutro até a carga isolada com haste própria. O aterramento pode ser do tipo funcional, de proteção e temporário. Aí está um dos problemas que fazem com que os equipamentos elétricos e a instalação não estejam conectados efetivamente ao aterramento, pois, muitos acham que o aterramento funcional feito pela concessionária de energia, onde é colocado uma haste para o aterramento do neutro, é um sistema de proteção. Porém, esse tipo de aterramento não é para esse fim, e sim para impedir com que a corrente elétrica de retorno que circula pelo condutor neutro não chegue até as instalações das casas. É necessário um sistema exclusivo para proteção à parte.
Sendo assim, é fulcral a implantação desse sistema de proteção nas residências da periferia da cidade de Imperatriz Maranhão, pois, carecem de mecanismos que protejam seus bens e sua saúde, já que uma descarga elétrica através da atmosfera ou fugas de corrente são prejudiciais à saúde, e podem deixar graves sequelas ou até mesmo levar a pessoa a morte.
- OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS
2.1 Objetivo geral
Salientar a importância da utilização do sistema de aterramento elétrico em conjunto com dispositivos anti surtos para proteção nas residências da periferia do município de Imperatriz Maranhão.
...