TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Ler e Compreender

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS IMPERATRIZ

A IMPORTANTE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ATERRAMENTO ELÉTRICO EM CONJUNTO DE DISPOSITIVOS ANTI SURTOS COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO NAS RESIDÊNCIAS DAS PERIFERIAS DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA.

Elenilson Oliveira Lopes

IMPERATRIZ - MA

2021

Elenilson Oliveira Lopes

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ATERRAMENTO ELÉTRICO EM CONJUNTO DE DISPOSITIVOS ANTI SURTOS COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO NAS RESIDÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA.

Pré-projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, como requisito para obtenção de nota.

Orientadora: Prof. a Dr. a Kerlly Karine Pereira Herenio

IMPERATRIZ - MA

2021

SUMÁRIO

1.          QUALIFICAÇÕES DO PRINCIPAL PROBLEMA A SER ABORDADO        4

2.          OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS        5

2.1    Objetivo geral        5

2.2    Objetivos específicos        5

2.3    Metas        5

3.          METODOLOGIA A SER EMPREGADA        6

3.1    Tipo de pesquisa        6

3.2    Local da pesquisa        6

3.3    Universo        6

3.4    Amostra        6

3.5    Critérios de inclusão e exclusão        7

3.5.1 Critérios de inclusão        7

3.5.2 Critérios de exclusão        7

3.6    Área de estudo        7

3.7    Riscos e benefícios        7

3.7.1 Riscos        7

3.7.2 Benefícios        7

3.8    Coleta dos dados        8

3.8.1 Primeira etapa: Estudo piloto        8

3.8.2 Segunda etapa        8

3.9    Processamento e análise dos dados        8

3.10  Aspectos éticos        9

4.          PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS ESPERADOS DA PROPOSTA  PARA OS MEIOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS        9

5.         CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DA PESQUISA        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. QUALIFICAÇÕES DO PRINCIPAL PROBLEMA A SER ABORDADO

Precipuamente, as instalações elétricas de baixa tensão em bairros periféricos são em suas maiorias decadentes, tendo em vista que a maior parte delas não possui mecanismos de segurança em suas estruturas, como um sistema de aterramento elétrico conectado a dispositivos anti surto, como é o caso do DPS, que atua imediatamente quando as instalações são submetidas a altas tensões que a rede não iria suportar. Esse dispositivo é o principal meio de garantir a proteção contra descargas elétricas provenientes da atmosfera, surtos na rede de distribuição elétrica ou fugas de corrente. A grande variação de tensão pode causar a queima de equipamentos que necessitam estar ligados à tomada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, com cerca de 69 milhões de moradias, 55% dessas casas não possuem esse sistema de proteção em suas residências, não atendendo as normas regidas pela NR-10 que fala que o aterramento de instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentações estabelecidas pelos órgãos competentes. Assim, o uso de aterramento é obrigatório segundo a Lei Número 11.337 de 26 de julho de 2006. No entanto, essa lei não é seguida à risca pelos profissionais da área elétrica que fazem instalações precárias e perigosas nas residências de pessoas mal informadas.

Nessa perspectiva, esse sistema de proteção servirá como um caminho de fuga para uma corrente que esteja em excesso. A NBR-5410 faz menção a alguns sistemas de aterramento para instalação, os três mais comuns são o sistema TN-S, onde o neutro é aterrado na entrada e levado até a carga elétrica; TN-C, onde o cabo de neutro e de aterramento são o mesmo condutor; e o sistema TT, onde o aterramento é feito na entrada e continua como neutro até a carga isolada com haste própria. O aterramento pode ser do tipo funcional, de proteção e temporário. Aí está um dos problemas que fazem com que os equipamentos elétricos e a instalação não estejam conectados efetivamente ao aterramento, pois, muitos acham que o aterramento funcional feito pela concessionária de energia, onde é colocado uma haste para o aterramento do neutro, é um sistema de proteção. Porém, esse tipo de aterramento não é para esse fim, e sim para impedir com que a corrente elétrica de retorno que circula pelo condutor neutro não chegue até as instalações das casas. É necessário um sistema exclusivo para proteção à parte.

Sendo assim, é fulcral a implantação desse sistema de proteção nas residências da periferia da cidade de Imperatriz Maranhão, pois, carecem de mecanismos que protejam seus bens e sua saúde, já que uma descarga elétrica através da atmosfera ou fugas de corrente são prejudiciais à saúde, e podem deixar graves sequelas ou até mesmo levar a pessoa a morte.

  1. OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS

2.1 Objetivo geral

Salientar a importância da utilização do sistema de aterramento elétrico em conjunto com dispositivos anti surtos para proteção nas residências da periferia do município de Imperatriz Maranhão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com