Romantismo "O Guarani"
Por: Kayane Luciana • 13/8/2019 • Monografia • 285 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
José Martiniano de Alencar foi um escritor romântico do século XIX, que se destacou por várias obras, entre elas, um romance de grande sucesso intitulado "O Guarani". O regionalismo e a corrente literária indianista fizeram parte de algumas obras deste grande autor.
O livro "A viuvinha", de José de Alencar, trata-se de um romance urbano ocorrido no Rio de Janeiro, onde dois jovens, Carolina e Jorge, se conhecem, apaixonam-se, e como resultado dessa paixão, se casam. Porém, Jorge não contou a sua amada que havia gastado toda a fortuna de seu pai, que já era falecido, e em virtude disso, no decorrer da história ocorre uma série de acontecimentos que nos leva a acreditar que o livro teria um final trágico, porém prevalece o final feliz. O clímax se dá quando Jorge descobre que Carolina é conhecida como a viuvinha e manda uma carta para ela pedindo um encontro. Não resistindo ao seu amor por Carolina, ele resolve falar toda a verdade.
Na obra que se passa em 1844, podemos observar a presença de características que aparecem no romantismo, tais como o heroísmo, onde o herói romântico é Jorge, um personagem rico que gastou toda sua fortuna com os prazeres da vida e ao longo da narrativa consegue superar os seus problemas; também podemos observar a idealização da mulher, onde Carolina é considerada por Jorge a sua única amada, além de haver o sentimentalismo e a supervalorização do amor. Vale ressaltar que todas essas características são explicadas com descrições amplamente detalhadas. Pode-se dizer que este romance nos faz enxergar o lado sombrio através de uma morte fictícia que na verdade acaba se tornado um alicerce para o desfecho amoroso entre os dois protagonistas.
...