Síntese Sobre Piaget
Por: João Victor Barboza • 20/7/2016 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 859 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - DEEL
Disciplina: Psicologia da Educação
Profa. Dra. Nelba Maria Teixeira Pisacco
Turma: Letras/Português-Inglês/1°VA
Acadêmico: João Victor De Avila Barboza
Síntese sobre “Jean Piaget”
Piaget defendeu que o indivíduo passa por diversas etapas de desenvolvimento ao longo de sua vida. Esse desenvolvimento se dá através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, que resulta na adaptação. Para ele, o ser assimila os dados que obtém do meio e precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. Esse processo de modificação é chamado de acomodação.
Através da observação de seus filhos e de outras crianças, impulsionou a teoria cognitiva, onde há a existência de quatro estágios, o sensório motor que vai até os 2 anos, o pré-operacional que vai dos 2 aos 7 anos, o operações concretas dos 7 aos 11 ou 12 anos e o operações formais a partir dos 12 anos. Sua grande contribuição foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola.
Para Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Um conceito essencial da epistemologia genética de Piaget é o egocentrismo, que explica o caráter mágico e pré-lógico do raciocínio infantil.
A maturação do pensamento e do domínio da lógica consiste num abandono do egocentrismo. Com isso se adquire a noção de responsabilidade individual, que é indispensável para a autonomia moral da criança o período sensório- motor até o operatório abstrato. A escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.
Para construir o conhecimento, as concepções infantis combinam-se às informações adquiridas do meio, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogações que ele causa.
...