SÍNTESE REFLEXIVA AS TRANÇAS DE BINTOU
Trabalho Universitário: SÍNTESE REFLEXIVA AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarapaty • 4/10/2013 • 2.178 Palavras (9 Páginas) • 419 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”, onde o livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local, as crianças só podem usar birotes.
Sua avó conta a ela uma história explicando o porquê às crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica um pouco mais conformada. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena.
No texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, no primeiro parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem”. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.
A partir dessa apresentação é sugerida uma atividade para cada disciplina da Educação Infantil: natureza e sociedade, arte e música, linguagem oral e escrita, e matemática.
2 SÍNTESE REFLEXIVA
A história “As tranças de Bintou” é um conto africano escrito por Sylviane A.Diouf, que narra à história de uma criança que sonha em ter tranças compridas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres da aldeia. Ao longo da história nos deparamos com alguns costumes e tradições de seu povo.
Na história de Bintou abordam-se diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A história nos fala sobre uma criança que tem preconceito em relação a si próprio, pois ela não fica feliz com o seu cabelo, não gosta do seu penteado que é feito todos os dias, e tem o sonho de ter tranças, e com o desejo de ficar parecida com as mulheres que ela admira. Anseios que surgem no processo de crescimento e é confrontado com a cultura e costumes na aldeia na qual ela vive, porém vive em uma aldeia em que existem tradições a serem seguidas como lei e que nos leva a entender que a história se passa em uma aldeia localizada na África, mostra que as formas culturais de se criar as crianças dependem do meio em qual ela vive.
Fazendo uma comparação entre o texto e a história proposto podemos observar que no início da narrativa Bintou começa a mostrar o seu descontentamento em relação ao seu cabelo, pois ela almeja tranças, mas que em sua aldeia não é permitido para crianças. Ao se trabalhar com a leitura você proporciona a ela a recriação dos fatos e sentimentos que se passa em seu meio. Durante a infância trazemos conosco as sensações, as lembranças, as emoções, os cheiros que nos agrada, por isso o educando ao explorar essas áreas faz com que a criatividade seja aflorada.
Nota-se que existe uma relação entre o texto e a história, onde ambos tratam de pluralidade, um na sala de aula e outro entre os povos e etnias.
São as ilustrações da história que traduzem a beleza, as tradições e encantamentos da cultura. O colorido do ambiente é um aspecto da diversidade africana e os detalhes dos desenhos informam e acrescentam ao conteúdo escrito.
Na história de Bintou existem elementos que podem ser aproveitados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimentos, e permite uma exploração sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Conforme o texto, vimos que as experiências com olfato e paladar fortalecem as lembranças de conceitos.
A história de Bintou é bem ilustrada e com cores fortes que podem ser aproveitadas nas aulas de artes para que as crianças abusem da imaginação e façam desenhos coloridos relacionados à história. As crianças também poderiam entrar na história e criarem uma dramatização com sua própria versão da historinha infantil em pequenos grupos e depois apresentar aos colegas. Com isso trabalharíamos a dramatização, cooperativismo e o relacionamento interpessoal.
Podemos abordar ainda os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com a diversidade em relação ao cabelo, utilização de pintura e cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com a escrita, leitura e oralidade.
Com a história de Bintou, trás várias possibilidades para trabalhar em diversas disciplinas e diferentes áreas do conhecimento, contribuindo de forma prazerosa e lúdica para a cooperação das atividades propostas. Permite ainda enfocar a questão cultural, étnica e racial sem desrespeitar os valores de cada um, demonstrando que o respeito, a aceitação e a harmonia podem andar de mãos dadas entre os povos, sensibilizando-os assim para a importância de cada um.
Pode-se trabalhar com a matemática, a música, a literatura, as atividades artísticas, onde todas elas servem para o desenvolvimento da criança, seja na parte motora, o raciocínio, as expressões, estimula a criatividade e promove a interação do saber. Através do texto percebe-se que em cada disciplina a ser trabalhada consegue-se extrair conceitos que causam nas crianças sensações que ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas.
Atividades de matemática oferecem vias de qualificação, a música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, às dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos, usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações científicas permitindo interações. (HARLAN e RIVIKIN, 2000 apud ANDRADE, BATTINI e ZÔMPERO, 2009, p.12 e 13).
Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionas com a história literária para cada eixo das disciplinas.
Área do conhecimento: Natureza e Sociedade. Conteúdo/ Tema: Família. Objetivos: Compreender que a família é formada pelos laços de parentesco e laços afetivos; Reconhecer a importância da contribuição de todos para a convivência em família; Identificar os
...