TECNICA DE NEGOCIACAO
Pesquisas Acadêmicas: TECNICA DE NEGOCIACAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BHEREN • 7/10/2013 • 3.345 Palavras (14 Páginas) • 308 Visualizações
1. Introdução
O presente trabalho tem como principal finalidade apontar os conceitos importantes na disciplina Teorias da Administração, assim como palavras essências que são inerentes ao seu vocabulário técnico que facilitam para uma melhor compreensão de todo seu conteúdo.
É fato que no mundo globalizado esta disciplina está cada vez mais presente e constante renovações, sem contar que no decorrer do desenvolvimento deste trabalho tornar-se-á claro que a Teorias da Administração é um processo inerente ao ser humano inevitável. Tornando-se um instrumento determinante para o sucesso geral para qualquer empresa, desde perspectivas micro para o macro.
Consequentemente a etapa pertinente ao processo de administração, seu aprofundamento é necessário para a melhor compreensão do comportamento de um todo, qual a teoria, ou sistema administração é o melhor para ser utilizado e em que situações? Com o objetivo final sempre almejar e alcançar eficiência e eficácia em tal organização selecionada.
Oferecendo ao caro leitor, ou futuro profissional da área, um leque de conhecimentos importantes para a realização de um quadro comparativo de todas teorias e sistemas existentes e ao final apontar uma combinação que seja eficiente. Afinal esta ferramenta será entre outras formas a mais eficaz, portanto, provando que até no caos existe ordem e que a administração bem aplicada é essencial para qualquer sobrevivência seja de uma pequena loja comercial familiar até o aparato mais complexo que conhecemos como Estado.
1. ROTEIRO DA PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
1.1 AVALIAÇÃO
Primeiro passo a se fazer diante de um conflito que gerará uma negociação é obter informação, fazer pesquisas sobre o tema, seja para qualquer tipo de negociação. A negociação para aumento salarial não é diferente, deve se fazer pesquisas sobre a remuneração do cargo no sindicato local, na própria empresa, do salario base até o teto salarial para o cargo. Essa primeira pesquisa foi externa, agora é hora de pesquisar internamente como sou visto na empresa, qual a minha expectativa para o futuro dentro da empresa, essa empresa possui plano de carreira, estou desempenhando minhas atividades de acordo com o meu cargo, ou faço o “algo a mais”, trabalho por obrigação, ou tenho satisfação pessoal no que eu faço. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de tomar uma decisão dessas. Uma maneira de descobrir sobre o seu desempenho na atividade que está realizado dentro da empresa é através das avaliações que em grandes empresas acontecem uma vez no ano, onde é avaliado o cumprimento de suas metas anteriores e proposto novos desafios. Outra maneira, poder-se-ia colocar de forma informal é através de colaborações de colegas do próprio trabalho, através de conversas e questionamentos, obter um feedback com base destas, principalmente da pessoa o qual és subordinado, para assim levantar aspectos positivo e melhorar os negativos. Nessa avaliação de desempenho o seu superior imediato repassa as metas estabelecidas anteriormente e pontua o que foi atingindo ou não, sempre dando feedback, em que poderia desenvolver.
Quem trabalha em grandes empresas tem conhecimento da base salarial e também do teto salarial para cada cargo. Quando se atinge o tento salarial, o que se tem a fazer é concorrer a um cargo mais alto. Isso pode fazer parte de sua negociação, tem que está preparado se a outra parte ao invés de conceder o aumento salarial, propor um desafio, um novo cargo com mais responsabilidade e maior cobrança, “quanto maior o salario, maior a cobrança” muitas pessoas já ouviram bastante essa frase.
1.2 PREPARAÇÃO
Analisado todas as possibilidades citadas acima, chegou a hora de planejar como vai ser a abordagem. Deve se observar o momento ideal, se o superior imediato não está influenciado por fatores externos ou internos estressantes. A escolha o horário também influencia no comportamento do seu superior. Exemplo, em uma segunda-feira pela manhã, as chances dos problemas do final de semana estar presentes e estressando é bem maior que à tarde.
1.3 Resposta negativa
Infelizmente diante de todo preparo teve-se a infelicidade de receber um não no aumento salarial. Primeira atitude a ser tomada é ter controle emocional, assim evita bloqueios psicológico que possam intervir, ou venha impossibilitar a elaboração de uma contraproposta, ou contra argumentação. Usar o tempo ao seu favor através de uma respiração prolongada, realizar um feedeback diante da situação presente e manter o foco no atributos positivos, ou seja utilizar as informações obtidas na preparação de forma repetitiva e reformulando a condição basilar que exerces no cargo, exaltar como o seu papel é fundamental na empresa, deixando claro o custo que a empresa teria em contratar e preparar um novo indivíduo para ocupação do mesmo cargo, sem contar os conhecimentos adquiridos pela experiência transcorrida durante o seu cotidiano na jornada de trabalho, resultando a perca disto para empresa já que um dos pontos cruciais atualmente para qualquer empresa é reter talentos. Sendo que o certo é aproveitar e multiplicá-lo na empresa.
Contudo se a postura do superior perpetuar, diante da continuação negativa univocal, ou seja, infelizmente o método “ganha-ganha”falhou, não tem como manter, portanto terás que avaliar prontamente se deves impetrar com um discurso de modelo ganha-perde, tomando ciência de que tal postura pode ocasionar a pior hipótese, que é a perca do próprio emprego.
2. Origem, definições e conceito de Negociação
Imagine o planeta pronto de forma crua, sem a presença do ser humano, simplesmente o mundo natural interagindo e regido por suas leis naturais. Neste modelo podemos chegar a conclusão que a interação entre os seres é primitiva, praticamente inexistente. O máximo um conflito de interesse entre uma, ou espécies diferente ocasionado por um alimento, ou território, literalmente gerando briga para suprir o seu instinto primitivo de sobrevivência.
Falta algo, não? Acaba sendo um sistema simples que naturalmente se equilibra, agora, vamos torná-lo complexo, coloque a figura humana no contesto. A sua capacidade de se comunicar, interagir, raciocinar... Entre outras características é o que nos faz concluir que o ato de negociar é humano, ou seja, negociar é inerente ao ser humano. Por quê? Ora, por enquanto pelo singelo fato de que é o único cujo interesse vai além do simples
...