TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, ARTIGO CIENTÍFICO, ARTIGO-RELATÓRIO.
Por: Vinicius Gabriel • 17/8/2017 • Monografia • 1.765 Palavras (8 Páginas) • 7.824 Visualizações
1 - TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, ARTIGO CIENTÍFICO, ARTIGO-RELATÓRIO.
1 Monografia
Conceito: É uma exposição profunda de um problema de assunto específico, investigado cientificamente, com o intuito de se chegar ao entendimento do assunto. Em geral, possui seguintes finalidades:
a) produção da monografia exigida como requisito parcial para a conclusão de um curso de graduação.
b) registro de memória, monografia apresentada em congressos, simpósios, encontros, academias, sociedades científicas, com normas estabelecidas pela coordenação destas reuniões e/ou entidades.
Características: Caracteriza-se pela sistematicidade e completude, a unidade temática, a investigação pormenorizada e exaustiva dos fatos, a profundidade, a metodologia, a originalidade e a contribuição da pesquisa para a ciência.
Estrutura:
a) Introdução: apresenta a importância do assunto ou a questão a ser solucionada;
b) Corpo ou desenvolvimento: capítulos, explicação, discussão, demonstração;
c) Conclusão: retoma as pré-conclusões anteriores expostas, reforçando a linha do pensamento que sustenta o texto.
A monografia é apresentada, e não defendida como o que ocorre com a Dissertação e a Tese.
2 Dissertação
Conceito: Visa apresentar o resultado de um estudo científico, tema único e bem delineado em sua extensão. Pode ser um aprofundamento de um tema já pesquisado. Tem o objetivo de reunir, examinar e interpretar informações na busca por uma conclusão lógica; é desenvolvido sob supervisão de um professor pesquisador doutor, deve ser defendido em público (bem como uma Tese) para a obtenção de título de Mestre.
Características: Trabalho científico dissertativo monográfico, mais de natureza reflexiva que propriamente de descobertas, ou de ideias originais (como uma Tese), embora deva ser pessoal e não de mera transcrição de textos de outros. Apresenta-se em forma de relatório científico ou de monografia para obtenção do grau de mestre. Elaborado por pós-graduando de uma escola superior credenciada (programa stricto-sensu - área específica), desenvolvido sob supervisão de um doutor acadêmico. Visa revelar o domínio e a capacidade de síntese de conhecimentos específicos a ser apresentada e defendida publicamente. Tem apenas finalidade didática.
Estrutura: Composta por três partes: Introdução Desenvolvimento e Conclusão (agradecimentos, bibliografia e anexos são opcional) e pode ser dividida em:
a) Expositiva: o autor reúne material de fontes variadas e faz uma apresentação compreensiva de um assunto;
b) Argumentativa: o autor expõe a interpretação de ideia e posição do autor diante delas.
3 Tese
Conceito: Resultado de um estudo científico sobre um assunto inédito, que procura examinar fatos e informações interpretando-os, procurando mostrar uma solução sobre tal fato. É uma exigência que visa a obtenção de: título de diretor, títulos acadêmicos de livre docência e de professor titular. Passa pela avaliação de uma banca examinadora (defesa pública), normalmente composta por três doutores. Uma tese considerada de qualidade, identifica, situa, trata e fecha uma questão científica de maneira competente, profunda e inédita (característica relevante).
Tanto pode ser algo completamente novo, como aspectos novos de algo já considerado antigo.
Características:
a) Ser elaborada por pós-graduados;
b) Registrar-se em uma área específica de concentração;
c) Ser produzida sob a tutela de um pós doutor;
d) Revelar domínio de síntese e de conhecimentos específicos e originais dentro da área de conhecimento;
d) Ter o texto apresentado e defendido publicamente.
A partir do exposto é possível constatar que as formas de texto descritas são resultados de atividades, pesquisas e conhecimentos.
As produções de textos científicos necessitam seguir regras básicas para torná-las claras. Vale ressaltar que ao se aprofundar estudos, pesquisando em outras fontes da Metodologia Científica, é possível perceber algumas diferenças, variações e aplicações de regras como formatações de textos, disposições de títulos, entre outros, em diferentes autores da área.
Logo, cabe ao pesquisador seguir a normas da ABNT e incluir as exigências pelo examinador em qualquer trabalho de cunho científico.
4 Artigo Científico
Conceito: “Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2).
Características: Segundo Lakatos e Marconi (1991):
a) não se constituem em matéria de um livro;
b) são publicados em revistas ou periódicos especializados em pesquisa científica;
c) permitem ao leitor repetir a experiência, pois apresentam resultados completos.
Ou seja, um artigo pode ser:
a) Original ou divulgação (difusão): apresenta temas ou abordagens originais e podem ser, dentre outros exemplos, relatos de caso, comunicação ou notas prévias.
b) Revisão: analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, com o intuito, de sintetizar ou sistematizar informações, afim de que estas fiquem mais precisas e compactas na transmissão de suas informações.
Estrutura: tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos:
1.4.1 - Pré-textual
1.4.2 - Textual
1.4.3 - Pós-textual
5 Relatórios e Artigo-relatório
Conceito: Como os relatórios em geral, o artigo-relatório resulta da intenção de publicar resultados de pesquisa de campo ou de laboratório, apresentando o relato de resultados ou progressos atingidos em uma pesquisa.
...