TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: Nátali Gonçalves • 14/6/2022 • Monografia • 8.430 Palavras (34 Páginas) • 160 Visualizações
NÁTALI DE OLIVEIRA GONÇALVES
VÂNIA DOS PASSOS CASTRO
UMA RELEITURA LITERÁRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NO CENÁRIO DA DITADURA MILITAR DE 1964 A 1989
[pic 1]
NÁTALI DE OLIVEIRA GONÇALVES
VÂNIA DOS PASSOS CASTRO
UMA RELEITURA LITERÁRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NO CENÁRIO DA DITADURA MILITAR DE 1964 A 1989
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Caratinga (UNEC), como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura Letras Português/Inglês.
Orientadora: Professora Esp. Márcia Barbosa
TERMO DE APROVAÇÃO[pic 2]
NÁTALI DE OLIVEIRA GONÇALVES
VÂNIA DOS PASSOS CASTRO
UMA RELEITURA LITERÁRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NO CENÁRIO DA DITADURA MILITAR DE 1964 A 1989
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado como requisito parcial para obtenção de título de Licenciado no Curso de Graduação em Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC, pela comissão formada pelos professores:
__________________________________________________________________________
Professor Orientador: Professora Esp. Márcia Barbosa
__________________________________________________________________________
Professora Examinadora: Professor Esp. Inês Aparecida de Souza Azevedo
__________________________________________________________________________
Professora Examinadora: Professora Esp. Simone Aparecida
Coordenador do Curso: Professor Mestre José Geraldo Batista
Coordenadora do TCC: Professora Mestre Márcia Asedias Moura
Caratinga, 08 de março de 2008.
DEDICATÓRIA
A nossas famílias e aos amigos, que sempre estiveram do nosso lado ao longo deste curso.
AGRADECIMENTO
A vida nos ensina a cada dia e a cada hora. Começamos a aprender na infância e seguimos ao longo dela. Na idade adulta às vezes achamos que não temos muito para aprender, mas as experiências nos ensinam com o passar do tempo. E com tanto para aprender fazemos nossas escolhas, e uma delas foi este curso e a conclusão do mesmo. E por intermédio deste trabalho eu venho agradecer:
Deus em primeiro lugar por ter me dado à oportunidade de chegar ate aqui.
A minha família que me deu a oportunidade de crescer e sempre estiveram ao meu lado, me dando força e coragem para lutar, e terminar a batalha que comecei.
Aos amigos, Juliana Lima, Maurício Martins, Gláucia Maria, Edizângela Marçal, , que me mostraram o verdadeiro sentido da amizade.
Aos mestres queridos, Márcia Barbosa, pela orientação dada e pelo seu carisma que a todos conquista; Walter Zavatário, pela dedicação e companheirismo demonstrado ao longo do curso; Marcelo Souto, por ser uma pessoa adorável, e que demonstra sempre sabedoria e paciência nas suas atitudes; Márcia Asedias, pois além de ser uma excelente contadora de histórias, suas atitudes são cheias de graciosidade e coesão; Simone Aparecida, que com seu jeitinho quieto, aos poucos demonstra, a grande mulher sábia que é.
Enfim, a todos deixo o mais sincero abraço, o meu muito obrigada, e que na próxima caminhada eu consiga chegar ate o fim como desta vez.
Nátali de Oliveira Gonçalves
Na vida para realizarmos alguns sonhos é preciso força de vontade e persistência: os problemas existem, mas é preciso lutar; o caminho é longo, mas é preciso caminhar; a conclusão deste trabalho é a prova da vitória; através dele quero agradecer primeiramente a Deus, que comigo esteve presente nos momentos de alegria e tristeza, e não me deixou desanimar; a minha família, pelo preparo para enfrentar os problemas do mundo; aos meus amigos fiéis pelo carinho e compreensão; aos mestres, pela dedicação e paciência que tiveram por esse longo tempo. Enfim, agradeço àqueles de forma direta e indireta teve presença para que acontecesse o meu sucesso. Deixo aqui o meu carinho, um grande abraço e o meu muito obrigada!
Vânia dos Passos Castro
O Brasil é uma republica federativa cheia de árvore e gene dizendo adeus.
Oswald de Andrade
RESUMO
O presente estudo objetivou verificar a importância da música popular brasileira no período da ditadura militar. Observou-se que, em uma época na qual a liberdade de expressão era limitada, a música foi um grito ao desabafo. Para isso apresentamos um breve histórico da ditadura militar e suas delimitações, uma releitura da música popular brasileira e o desenvolvimento da mesma no período ditatorial. Ao final foi feito à bibliografia de alguns autores que se destacaram no período.
Palavras-Chave: Música popular brasileira, ditadura militar, Mário de Andrade.
ABSTRACT
The present study planned to verify the importance of the Brazilian popular music in the period of the military dictatorship. It was observed that, in an epoch in which the liberty of expression was limited, the music was a shout of outburst. For that we present a short transcript of it’s and military dictatorship and demarcations, a re reading of the Brazilian pop music and the development of in the dictatorial period. To the end was done a bibliography of some authors that were detached in the period.
Keywords: Brazilian popular music, military dictatorship, Mário de Andrade.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 10
1. UM BREVE HISTÓRICO DA DITADURA MILITAR 11
1.1. Crítica de Cazuza à obscuridade deixada pela ditadura. 12
2. A MPB ESTÁ NA HISTÓRIA DO BRASIL 13
2.1 A ditadura militar no cenário da MPB 16
3. Os Critérios adotados para retirar as músicas de circulação e os artistas que protestavam contra o regime. 19
3.1. Os grandes destaques da MPB. 20
3.2. Caetano Veloso 23
...