Texto e construção sentimentos
Seminário: Texto e construção sentimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GABI0025 • 14/2/2015 • Seminário • 517 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
Reportagens
More Sharing ServicesCompartilhe| Share on facebookShare on myspaceShare on googleShare on twitter
Redação
Produção de texto
atividade interindividual
Ingedore Grinfield Villaça Koch
citou: "(...) o processamento
textual, quer em termos
de produção, quer de
compreensão, deve ser visto
também como atividade tanto
de caráter linguistico como
sociocognitivo."
O texto e a construção
dos sentidos
Autora: Ingedore Grinfield
Villaça Koch
Editora: Contexto
Páginas: 168
A produção de textos em sala de aula ganhou papel relevante quando se trocou a redação, produção realizada pelo aluno (normalmente com tema proposto pelo professor), por produção de textos no ambiente escolar. Essa troca, unida a interações e propostas pedagógicas diferentes dentro do conteúdo linguística ,ganha considerável importância visto a necessidade de tornar o aluno leitor-produtor.
Nessa perspectiva, substituir redação por produções de textos é propiciar ao aluno uma interação, um diálogo com os outros textos. Provocar esse contato é importante, pois reconhece que é a partir da leitura que se aprende e se constrói culturalmente, e dentro de uma concepção de aluno leitor - produtor e numa perspectiva da linguagem como uma atividade interindividual .
Assim sendo, é notória a capacidade do aluno de produzir textos quando o professor faz intermediação com a linguagem (escrita e oral) por meio de discussões em sala de aula, de leitura silenciosa de outros textos, sobretudo é diante desse confronto textual que esse aluno pode tomar uma decisão à frente do que foi lido.
Diante dessa discussão acerca da realização textual, vamos problematizar a respeito da intertextualidade na produção textual dos alunos.
Visto a importância de leitura e escrita em sala de aula, professor e aluno precisam entender que um texto nasce de outro texto, ou seja, de leituras anteriores e a escola entra nesse contexto como participante desse processo.
Por meio de uma leitura atenta do material o aluno conseguirá produzir textos com maior facilidade
A ESCOLA
Assim, é necessário ter o professor como mediador dessa capacidade e a escola como lugar desse saber recupere no aluno a capacidade de criação textual, a habilidade de produção, visto que é na escola que se processa essa competência do aluno. O professor deve fazer das aulas de produção de texto uma maneira de inserir
...