Trabalho Disciplina Escola e Sociedade
Por: marcelovilmar • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 495 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MARCELO VILMAR CARVALHO DO ROSÁRIO
TRABALHO EM GRUPO – ESCOLA E SOCIEDADE I
ITABUNA – BA
2015
MARCELO VILMAR CARVALHO DO ROSÁRIO
TRABALHO EM GRUPO :ESCOLA E SOCIEDADE I
Trabalho apresentado ao Curso de Letras Português/Inglês da Universidade de Uberaba (UNIUBE) como requisito avaliativo da 1ª Etapa da disciplina de Escola e Sociedade I. Professora/Tutora – Helione Dias Duarte.
ITABUNA – BA
2015
O estudo da cultura
Segundo o antropólogo Carlos Rodrigues Brandão, a cultura é:
De duas maneiras podemos entender a criação da cultura pelos seres humanos.
Em uma direção, a cultura representa o processo e os produtos do trabalho na transformação da natureza dada a nós, em um mundo significativo, intencionalmente criado por nós. Trabalhos, ciências, tecnologias, artes, das mais arcaicas às mais atuais, desde as que praticam as nossas sociedades indígenas até as criadas mais recentemente pela empresa neocapitalista, eis os processos e os produtos da cultura em sua sempre contínua interação com o mundo natural. A casa construída em qualquer lugar é um produto do trabalho humano de criar cultura através de processos culturais que envolvem as mais diferentes tecnologias de relações com forças, energias e matérias da natureza. Práticas sociais fundadas em principias de conhecimentos de diferentes ciências. Isto vale para uma aldeia indígena da Amazônia e para uma grande cidade do América Latina ou da Europa. Criar cultura é transformar intencionalmente a natureza, dotando de sentido e de valor o ato transformador e o produto da transformação. Somos o que criamos, ao gerar o mundo onde sobrevivemos e nos transformamos a nós mesmos... culturalmente.
Para Brandão, a cultura pode ser identificada em expressões e/ou manifestações culturais como: festas religiosas ou folclóricas, nos costumes, na gastronomia, no artesanato, nas pinturas, na literatura de cordel, nas composições de um repentista, nos rituais como aniversários, casamento e batizados, na dança, na música, nos tratamentos fitoterápicos (conhecimento acerca de plantas medicinais), nas formas de condutas sociais (comportamento), no vestuário (roupas de tecido ou palha).
Exemplos de atividades culturais
O Carnaval de Salvador
[pic 1][pic 2]
O Carnaval de Salvador é uma festa popular de rua, organizada anualmente , no estado brasileiro da Bahia. O evento tem início seis dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Os foliões festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Durante a festa, dezenas de cantores famosos desfilam nos trios elétricos, acima do qual os artistas cantam e dançam. Também tem os tradicionais blocos carnavalescos como o Olodum, Timbalada, Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê. Cerca de dois milhões de pessoas participam das festividades anuais. O Carnaval tem grande influencia na economia local.
...