Trabalho Sobre o Livro da Chaui
Por: veronicasimel • 12/4/2016 • Dissertação • 463 Palavras (2 Páginas) • 713 Visualizações
- Explique o que vem a ser inatismo. Explique como evoluiu esta concepção filosófica dos gregos, passando pela idade média e chegando no renascimento.
Inatismo é uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele. O pensamento inatista descarta a possibilidade de aperfeiçoamento do ser humano, sendo que este não teria capacidades de evoluir ou possibilidades de mudanças após o seu nascimento. Os filósofos Gregos acreditavam no conceito inatista, assim como na Idade Média ,acreditava-se que o conhecimento era “Obra” de Deus, a partir do Renascimento, com os pensadores iluministas é que acreditava-se que o conhecimento era adquirido através das experiências.
- Explique o que vem a ser empirismo. Explique como evoluiu esta concepção filosófica dos gregos, passando pela idade média e chegando no renascimento.
O empirismo consiste em uma teoria epistemológica que indica que todo o conhecimento é um fruto de experiência, e por isso, uma consequência dos sentidos.
A experiência estabelece o valor, a origem e os limites do conhecimento. O empirismo foi explicado por Locke que acreditava que o conhecimento se dá com as experiências adquirias anteriormente, os filósofos gregos acreditavam que o conhecimento nasciam com as pessoas.
- Quais os problemas do inatismo que o livro destaca?
A própria razão pode mudar o conteúdo de ideias que eram consideradas universais e verdadeiras (é o caso da ideia platônica de justiça). A própria razão pode provar que ideias racionais também podem ser falsas (é o caso da física cartesiana). Se as ideias são racionais e verdadeiras, é porque correspondem à realidade. Ora, a realidade permanece a mesma e, no entanto, as ideias que a explicavam perderam a validade. Ou seja, o inatismo se depara com o problema da mudança das ideias, feita pela própria razão, e com o problema da falsidade das ideias, demonstrada pela própria razão.
- Quais os problemas do empirismo que o livro destaca?
O problema do empirismo é que não é possível garantir, a partir de nenhum método a observação integral de um objeto, colocando em risco então a própria ciência como era compreendida na época. A forma que a razão,com os seus princípios, seus procedimentos e ideias, são adquiridas por nós através de experiências.
- Explique a tese kantiana sobre verdade.
Ele faz uma crítica a razão pura, que a razão nasce conosco, não as ideias e ela vai se desenvolvendo na medida em que experienciamos as coisas do mundo, que não podemos conhecer as coisas em si, mas aquilo que é permitido pela mente humana, construindo conceitos universais.
- Explique a tese Hegeliana sobre a verdade.
Hegel diz que a razão é o conhecimento da harmonia entre as coisas e as ideias, entre o mundo externo e a consciência ,entre o objeto e o sujeito, entre a verdade objetiva e a verdade subjetiva.
...