Trabalho de contrução de aprendizagem
Por: Beatriz Abreu • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
TANIA BEATRIZ ABREU FRANCA
[pic 1]
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
BELEM –PA
2012
Sou Tânia Beatriz Abreu, tenho 24 anos, sou comunicativa, alegre e bastante dedicada ao que me proponho a fazer, estou cursando a primeira etapa do curso de Licenciatura Plena Letras Português- Inglês. O interesse pela área surgiu através da prática de ensino encontrada em sala de aula, como professora da educação básica. Gosto muito de ler e escrever, como sou extremamente curiosa, adoro fazer pesquisas sobre diversos assuntos, sendo que o curso me proporciona uma área muito grande de conhecimento, portanto estou me identificando muito e pretendo seguir minha carreira acadêmica com êxito, mesmo sabendo que o caminho a percorrer é longo e desafiador, pois exige muito desempenho, paciência e persistência.
Componente: Escola e sociedade
Neste componente terei como foco nas minhas reflexões o capítulo 4 – Redes e teias de saber: cultura, educação e sociedade, me identifiquei bastante a este tema onde o capitulo todo estar relacionado às discussões sobre educação, como cultura aos movimentos sociais do Brasil e o surgimento da educação popular. A partir desse pressuposto surgi uma nova educação, emergente e desafiadora, carregada de criticas em busca de uma ascensão educacional, com isso percebemos que todos esses movimentos que surgiram em prol das mudanças educacionais passam a ser entendidas a partir do momento que consideramos a educação como o principal instrumento de transformação afetiva para da sociedade, pois favorece o desenvolvimento social, cultural e econômico de um individuo.
Portanto esse diálogo entre educação, cultura e sociedade e necessária mesmo que em alguns momentos se tonem complexas porem essa relação e de extrema importância na interação entre os diferentes campos do saber. Na realidade um depende do outro para que se construa esse processo de transformação nas redes e teias de saber, só para concluir essa reflexão como disse Edgar Morin no seu livro intitulado Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro: “O todo tem qualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas umas das outras, certas qualidades ou propriedades das partes podem ser inibidas.”
Então, partindo desta reflexão, nos sentimos motivados a considerar que a Educação e a Cultura são parceiras inseparáveis, se inter-relacionam intensamente, se completando e se embelezando mutuamente.
Componente: CONTEXTO DA OBRA LITERARIA
Nesta reta final da primeira etapa sobre o componente, “O Contexto da Obra Literária”, com relação aos capítulos estudados, que são: “A noção de Literatura, e as abordagens da literatura - da antiguidade clássica até os dias de hoje”, e o capítulo 3 – “O autor, o contexto e a recepção da obra de arte”. O que posso relatar, e que me dediquei bastante, o material didático (os livros) são ótimos, e de fácil entendimento, as atividades postadas no AVA, tanto as de aprendizagem, quanto as avaliações abertas e fechadas me ajudaram muito para que eu pudesse fazer essas reflexões dos componentes estudados, e através do primeiro capítulo, tive a oportunidade de entrar em contato com o problema fundamental da teoria e da crítica literária, que são os posicionamentos dos estudiosos em face das várias tentativas de chegar a uma definição de literatura, que para alguns se resume apenas numa arte que não precisa ser definida, apenas compreendida. Com isso, estudar a literatura se torna complexo e por ser entendida de várias maneiras pois atua no campo muito grande de conhecimento, literatura pode ser considerada como um objeto de pesquisa de vários significados, ou seja, implica na designação de uma simples teoria ou a conclusão sobre que definição ela pertence. Seguindo a ordem de entendimento, com relação ao segundo capitulo que são: “As abordagens literárias da antiguidade clássica aos dias atuais”, a partir desse estudo consegui identificar as principais abordagens da literatura, os critérios adotados para a classificação, a ordem e o período histórico de cada uma delas. Foi interessante como foi mostrado e de que forma se deu a transição de cada tendência para outra, evidenciando a maneira como certa abordagem vai perdendo o lugar na preferência dos estudiosos, e como as novas tendências vão aos poucos conduzindo os olhares para outros aspectos e outros valores, até que finalmente se impõe como abordagem dominante. Esse é o motivo pelo qual a literatura é indefinível como já foi citado antes, não importa a definição em si, o que realmente importa é a maneira de como ela é conduzida, organizada com a contribuição dos estudiosos e suas abordagens.
...