Turismo Em Mocambique
Monografias: Turismo Em Mocambique. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Chalate • 21/5/2014 • 2.065 Palavras (9 Páginas) • 2.144 Visualizações
1. Introdução
Neste presente trabalho falarei da exequibilidade do turismo sustentável em Moçambique. Moçambique é um país que possui um rico potencial para se tornar um destino turístico de nível regional e internacional. A possibilidade de combinação de uma experiência marcada de turismo de praia tropical ao longo da costa com a vida cosmopolita de diversidade de flora e fauna e de ecoturismo, assim como a rica história e o mosaico cultural, oferecem uma base sólida sobre a qual se pode edificar um destino turístico sustentável. O país possui condições favoráveis para a prática do turismo sustentável, capaz de trazer um valor acrescentado para a sua população. Encontramos em Moçambique várias modalidades de turismo que podem colaborar com o desenvolvimento sustentável do turismo, farei uma referência ás políticas ambientais, a relação existente entre as políticas ambientais e o turismo sustentável em Moçambique.
a) Objectivo geral
Perceber até que ponto o turismo sustentável é exequível em Moçambique.
b) Objectivos específicos
• Conhecer os principais desafios que o turismo sustentável enfrenta em Moçambique;
• Estabelecer a relação entre as políticas ambientais e o turismo sustentável;
• Ser capaz de identificar os problemas existentes no turismo sustentável e quais as medidas a tomar, de modo a minimizá-los.
2. Justificativa
O turismo sustentável é um tema bastante interessante, e despertou- me devido à sua complexidade e a variedade das actividades praticadas neste ramo, que é turismo. A actividade turística tem uma grande importância na economia mundial e o modo pelo qual ela vem desenvolvendo ano após ano. E como qualquer outra parte do mundo, o turismo em Moçambique enfrenta vários desafios, sendo que um dos desafios consiste na promoção e desenvolvimento do turismo, como motor de crescimento económico e no engajamento dos sectores público e privado, bem como das comunidades em tornar a oferta de serviços, nesta área uma realidade.
3. Problemática
Na delimitação do problema fui bem clara no que se pretende pesquisar, é algo que inquieta a população moçambicana, até que ponto o turismo sustentável é exequível em Moçambique? tendo em conta que o turismo em Moçambique encontra-se nas fases iniciais do seu desenvolvimento como destino turístico e o seu produto de base ainda carece de melhoramento. As chegadas de visitantes em 2001 totalizaram aproximadamente 400.000, facto que a demonstra um aproveitamento muito baixo, quando comparado com os números registados nos países da região da África Austral. Contudo, as oportunidades para o crescimento ainda existem, dado que as projecções da organização mundial do turismo indicam que a região vai atrair 36 milhões de turistas em 2020. Enquanto a força da base do produto turístico se encontra por todo o país, o desempenho da indústria ainda se concentra na cidade de Maputo, onde a chegada de visitantes constitui aproximadamente 60% do mercado, os restantes 40% distribuem-se pelas outras dez (10) províncias.
a) Turismo em Moçambique
O turismo em Moçambique está cada vez maior, sendo assim, é influenciado pelo clima das monções do oceano índico e pela corrente quente do canal de Moçambique.
A costa de Moçambique, voltada ao índico, pela sua extensão, orografia e clima, é rica em todo tipo de praias e berço de muitas espécies marinhas.
Quanto a cultura, Moçambique sempre afirmou como pólo cultural com intervenções marcantes, de nível internacional, no campo da arquitectura, pintura, música, literatura e poesia.
Moçambique é rica em flora e fauna, terrestres e marítimas. A orografia e o clima determinam três (3) tipos de vegetação:
• Floresta densa, nas terras altas do norte e centro do país;
• Floresta aberta e savana, no sul do país;
• Os mangais, na zona costeira de Moçambique.
Em Moçambique também encontramos no turismo um grande potencial para o crescimento do seu produto interno bruto (PIB). As praias com águas limpas são apropriadas para a prática de turismo, principalmente as que se encontram muito distantes de centros urbanos, como as da província de Cabo Delgado, com destaque para as ilhas Queimas. O país tem ainda vários parques nacionais, com destaque para o Parque Nacional da Gorongosa, com as infra-estruturas reabilitadas e repovoadas, em certas espécies de animais que já estavam desaparecendo.
Para o país atingir os níveis que lhes são de direito terá que apostar na diversificação do seu produto turístico que consiste em “bush and beach” e o seu produto cultural. Quando se fala de “bush and beach”, refere-se ao ecoturismo e o turismo de praia. Daí que surgi a necessidade de se criar o turismo sustentável em Moçambique, que passa a ter uma grande importância nos dias actuais, uma vez que o turismo sustentável surge como alternativa ao turismo de massa, pois tem a preocupação com a quantidade de pessoas que irão visitar as regiões receptoras. Neste sentido, o planeamento e a gestão do turismo devem estar atentos às questões ambientais, culturais e sociais, buscando minimiza os impactos economicamente e socialmente. A minha preocupação é, até que ponto o turismo sustentável é exequível em Moçambique, que é que está sendo feito, o que falta fazer para o seu melhoramento e quais as suas modalidades?
b) A exequibilidade do turismo sustentável em Moçambique
“Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o turismo sustentável deve ser aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento económico da actividade turística, ou seja, capaz de satisfazer as necessidades das presentes e futuras gerações”, o potencial turístico do país é baseado principalmente nas atracções da natureza.
As actividades turísticas, há longo tempo praticamente esquecidos em Moçambique, supõem, nos nossos dias, um vector fundamental do desenvolvimento económico, atraindo o interesse cada vez maior dos sectores públicos e privados. À semelhança do que está a acontecer em outros países,
...