Woody Allen
Por: Marco Aurélio • 29/4/2015 • Resenha • 2.610 Palavras (11 Páginas) • 727 Visualizações
A história de uma grande invenção[1]
(material do aluno)
- O que é uma biografia?
- Para que servem as biografias?
- Todas as biografias são registros históricos confiáveis ou há biografias ficcionais?
- Qual seria a história dos sanduíches? É possível recuperar a história deles? Como você acha que eles foram inventados?
- Quem inventou o sanduíche? E o hambúrguer? E o cachorro quente?
- Leia o texto abaixo e verifique se suas respostas estão adequadas. Esse texto foi escrito por Woody Allen e está publicado no livro intitulado “Cuca Fundida".
[pic 2] | [pic 3] |
[pic 4] | [pic 5] |
[pic 6] | [pic 7] |
Após a leitura:
- O texto traz uma biografia de quem?
- Essa biografia é real ou ficcional? Que elementos do texto te levaram a essa conclusão?
- Sua versão da invenção dos sanduíches foi igual à narrada no texto? O que houve de comum e de diferente entre a sua versão e a narrada no texto?
- De acordo com o texto, quem inventou o sanduíche? E o hambúrguer? E o cachorro quente? Você concorda com essa versão da história?
- O que é um mastim?
- Por que ele vai ao terapeuta?
- Para que o mastim é mencionado na história?
- De acordo com o Dicionário online de Português, ironia é:
s.f. Retórica. Figura de linguagem através da qual se expressa exatamente o oposto daquilo que se diz; utilização de uma expressão, vocábulo ou frase de significação contrário ao que supostamente deveria ser expresso, usado para caracterizar ou nomear alguma coisa: a ironia valoriza certos discursos.
Literatura. A utilização dessa figura com o objetivo de produzir ou salientar alguns aspectos de caráter humorístico.
Emprego ou utilização de palavras que denotam sarcasmo; todo comentário de teor sarcástico.
Figurado. Discrepância ou contradição caracterizada pelo sarcasmo ou zombaria; circunstância ou evento em que há zombaria: a ironia desta situação.
(http://www.dicio.com.br/ironia/)
- Localize no texto passagens que exploram esse recurso.
- Com que propósito esse recurso foi usado nesse texto?
- Marque passagens no texto que apresentam humor, usando como recurso para isso a exploração:
- do inusitado / surpreendente
- do exagero
- da ironia
- Faça um fluxograma com as tentativas do Conde de Sanduíche para criar o sanduíche.
- Se a família do Criador do sanduíche era riquíssima, por que ele ficou sem dinheiro?
- Vários nomes são citados ao longo do texto, a exemplo do que acontece na página 64: “Pensei em Aristóteles...” Quem são essas pessoas? Por que elas são mencionadas no texto?
- Escolha uma das pessoas citadas no texto e faça uma pequena biografia dela (cada aluno ou grupo deve fazer de um autor diferente, para que todos ou a maioria dos nomes citados no texto sejam contemplados).
- Escolha uma das sugestões abaixo para produzir com um grupo de colegas:
- Pense em uma criação simples como o sanduíche e faça, a exemplo do que fez Woody Allen, com bom humor, a biografia do seu inventor.
- Coisas que hoje parecem ser muito simples tiveram um longo percurso histórico para chegarem ao ponto em que estão hoje. A roda, o livro, o lápis, o chuveiro, o dinheiro, entre outros, são exemplos disso. Escolha um objeto do nosso cotidiano e pesquise a história dele. Faça a cronologia de sua criação, contando essa história.
- Sobre o autor:
- Quem é Woody Allen?
- Além de escritor, que outras carreiras ele tem?
- Onde ele nasceu?
- Encontre na internet uma cronologia dos filmes produzidos por ele, dos prêmios que ganhou e dos livros que escreveu.
- Como você avalia a produção de Woody Allen?
A história de uma grande invenção[2]
(material do professor)
- O que é uma biografia?
Biografia é a história de uma determinada pessoa. Costuma ser, mas não é necessariamente escrita. Pode ser um filme, uma gravação oral, por exemplo.
Seria interessante que o professor levasse biografias diversas para que os alunos pudessem conhecer as diversas formas que ela pode assumir em livros, reportagens, notícias, enciclopédias, etc.
- Para que servem as biografias?
As biografias são um registro da história de uma pessoa, que pode contribuir para o estudo de uma época, de um lugar, de uma classe social, de uma profissão, em suma, as biografias podem ser muito mais que o simples relato dos acontecimentos da vida de uma pessoa.
- Todas as biografias são registros históricos confiáveis ou há biografias ficcionais?
Definir o que é ou não verídico é difícil, porque cada pessoa que conta uma história, por mais fiel aos fatos que tente ser, traz para esse relato o seu olhar, o seu ponto de vista. Registra o que acredita ser relevante e deixa de apresentar o que julga não ser importante.
Há biografias que procuram ser muito fieis ao fatos e assumir o papel de documento histórico, outras que são claramente ficção e ainda há outras que misturam fatos e ficção. Conhecer sobre o autor e a situação de escrita desse texto podem ajudar a definir essa questão.
- Qual seria a história dos sanduíches? É possível recuperar a história deles? Como você acha que eles foram inventados?
- Quem inventou o sanduíche? E o hambúrguer? E o cachorro quente?
É difícil recuperar a história dos sanduíches, porque eles são muito variados. Eles, muito provavelmente, foram criados com a intenção de ajudar quem quer fazer uma refeição simples e rápida. E, devido a sua praticidade, acabaram ficando populares.
...