A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
Por: Maira Cristina Carvalho • 21/10/2021 • Projeto de pesquisa • 4.717 Palavras (19 Páginas) • 482 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 10
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 13
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 16
6 PLANOS DE AULA 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO
O relatório inclui relatórios sobre as atividades propostas pela disciplina de estágio de supervisão nas fases iniciais do ensino básico. O objetivo do meu relatório de estágio no primeiro semestre do Ensino Fundamental foi analisar e descrever a prática em sala de aula de forma a proporcionar uma aproximação da realidade profissional. Nessa perspectiva, alguns aspectos considerados relevantes e importantes serão abordados no processo deste relatório para dar conta dos conhecimentos teóricos que estabelecemos como alunos no processo de pedagogia. Isso porque acredita-se que, neste curso, os alunos de graduação precisam estar preparados para que possam atuar no Ensino Fundamental. Reflita sobre qual abordagem escolheremos no futuro e quais ações tomaremos na sala em que moramos com alunos do Ensino Fundamental.
Para nós (futuros educadores), essa experiência tem um significado único, pois somente participando diretamente do campo escolar é que podemos compreender as atitudes, dificuldades, desejos e satisfações que os profissionais dessa área podem vivenciar.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A partir da Lei nº 5.692 / 71, que resolve questões interdisciplinares no Brasil. Desde então, na nova “Lei de Diretrizes e Base” nº 9.394 / 96 e “Parâmetros”, sua posição no ambiente educacional brasileiro tornou-se mais importante, e ainda mais recentemente. Além do enorme impacto na legislação e nas recomendações curriculares, a natureza interdisciplinar também está aparecendo cada vez mais no discurso e na prática dos professores.
A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
De acordo com a Lei nº 5.692 / 71 que trata das questões interdisciplinares no Brasil, sua posição no ambiente educacional brasileiro tornou-se mais importante desde então nas novas “Diretrizes e Leis Fundamentais” e “Parâmetros” nº 9394/96 recente. Além da enorme influência na legislação e nas recomendações curriculares, a natureza da interdisciplinaridade também tem aparecido cada vez mais no discurso e na prática dos professores. Esta é uma das sugestões do PCN´s para ajudar os alunos a aprender. A interação entre disciplinas distintas. Esse tipo de interação é uma forma suplementar ou complementar, que permite o desenvolvimento de conhecimentos criticamente reflexivos, ou seja, conhecimentos que devem ser valorizados a cada momento no processo de ensino.
Tenha um diálogo entre eles e conecte-os para entender a realidade. A interdisciplinaridade tenta conectar disciplinas quando confrontadas com objetos de pesquisa. A interdisciplinaridade proporciona uma nova atitude para o conhecimento, muda a atitude para o background de busca de conhecimento e de se tornar uma pessoa. O objetivo da interdisciplinaridade é garantir a construção do conhecimento global e quebrar as fronteiras das disciplinas.
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. A interdisciplinaridade tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber diretamente útil e utilizável para resolver às questões e aos problemas sociais. A interdisciplinaridade serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.
No mundo atual, moderno e informativo o professor já não é mais o provedor de conhecimento, agora ele atua como mediador da aprendizagem. Deve provocar e questionar o aluno, levando-o ao sucesso de suas pesquisas e consequentemente suas respostas desejadas. A escola compreende professor e aluno, envolvidos emocionalmente, a essa junção só surgirá aprendizagem se o professor lançar desafios e o aluno ser capaz de enfrentá-los. O professor tem em suas mãos a possibilidade de elaborarem objetivos e procedimentos que tenham por meta melhorar ou promover a competência social e as relações interpessoais dos alunos. O professor deverá ser capaz de inovar, variar suas técnicas de ensinar, buscar qualidade e não se deter em quantidades de conteúdo, ter bom relacionamento com as crianças, e além do mais ser amigo. O professor deve ensinar seus alunos para conviverem em sociedade, valorizar sempre as questões sociais como dignidade, caráter, bondade e honestidade.
A interdisciplinaridade é uma proposta que
...