ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
Por: ksgos • 26/3/2022 • Trabalho acadêmico • 7.758 Palavras (32 Páginas) • 595 Visualizações
1 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ....................................................................................................4
1 LEITURA OBRIGATORIA..............................................................................5/6
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)...................................................7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC...................................................................................................................8
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA. ................................................................9
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS............................................................................................................11
6 PLANOS DE AULA ...................................................................................13/14
7 CONSIDERAÇOES FINAIS............................................................................15
8 REFERÊNCIAS..............................................................................................16
Santo André 3 2021
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de substituir o estágio obrigatório pelo modelo que foi alterado para a pandemia de Covid-19. Esse modelo traz para os alunos de pedagogia como ter a experiencia para a realização de um relatório de estágio, já que as escolas se encontram fechadas, e as equipes docentes estão isoladas. O trabalho vai abordar discussões sobre os métodos dos estudiosos Vigostski, Leontiev e Elkonin sobre o ensino da educação infantil, e tratar do Projeto Político Pedagógico (PPP), documento obrigatório e necessário para que as instituições de educação.
As (TCTs) são os temas Contemporâneos Transversais que influenciam na construção avaliativa da cidadania e discute a importância da relação com toda equipe pedagógica e administrativa e trata também das metodologias Ativas e de toda a importância da tecnologia na educação e ainda traz dois planos de aula.
Santo André
4 2021
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Quando falamos do papel do educador no ensino da educação infantil vamos de encontro com estudiosos da educação e psicologia.
Alguns são diferentes e contraditórios, mas será que a educação infantil tem apenas o propósito assistencialista onde as escolas só prestam os cuidados físicos como é imaginado por? É possível que na educação infantil não seja possível ou necessário o ensino? Vamos abordar e discutir o tema, trazendo à tona pontos importantes acerca do desenvolvimento infantil e o seu processo.
Alberto Pasqualini nos esclarece como ainda é reproduzida a Educação Infantil. As respostas oferecidas à questão da especificidade da Educação Infantil giram ainda hoje em torno de dois eixos, o binômio cuidar-educar e ante escolar, elementos da chamada pedagogia da infância.
Assim o ponto de vista, a Educação Infantil fica atrelada a prática do professor figura de um mero cuidador e o ensino não é um fator assumido. A algum tempo atrás o professor da Educação Infantil era a tia, pois se considerava uma relação de a proximidade e de intimidade, na qual se mostra uma forma de redução do trabalho do educador. Para entender como ocorre o trabalho da educação infantil é preciso que esteja bem claro que o professor é uma profissão que vai além de cuidar, é uma profissão que se desempenha com muito cuidado e afetividade, mas isso não é o objetivo final do trabalho. Pasqualini nos mostra vários conteúdos onde diserta sobre estudiosos que defendem que a palavra ensino retrocede debates já realizados, onde foi aceito que o cuidado e a educação da criança são assumidos em forma global do contexto. De acordo com Rocha (1999, p. 70) e citado por Pasqualini, “enquanto a escola tem como sujeito o aluno, e como o objeto fundamental o ensino nas diferentes áreas, através da aula; a creche e a pré-escola têm como objeto as relações educativas travadas num espaço de convívio coletivo que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade.”
Pasqualini na contrapartida nos mostra que “Vigotski, Leontiev e Elkonin sustentam a defesa do ensino como elemento fundante do trabalho do professor que atua junto à criança de 0 a 6 anos.” No decorrer dos textos, a autora nos mostra as teorias do desenvolvimento desses estudiosos para a faixa etária da educação infantil, além de nos mostrar as necessidades de um adulto na organização para que o desenvolvimento aconteça e que apenas o contato com a realidade social não traz desenvolvimento para a criança assim sendo necessário que ela tenha sempre novos estímulos tendo tarefas variadas e assim sendo inserida ao máximo de contato social. Elkonin (1987a) referido por Pasqualini, “ Na perspectiva de Elkonin (1987a), a intervenção do professor pode se dar tanto na seleção de temas para a brincadeira quanto na distribuição dos papéis entre as crianças e sugestão/definição dos acessórios a serem utilizados.” Ainda de acordo com Pasqualini, citando Leontiev (2001a, p.64), “a instrução, no sentido mais estreito do termo, que se desenvolve em primeiro lugar já na infância pré-escolar, surge inicialmente no brinquedo, isto é, precisamente
...