A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Mileidefarias • 3/6/2017 • Artigo • 3.719 Palavras (15 Páginas) • 891 Visualizações
A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Discente: Maria Raimunda Gomes Americo
Tutora externa: Alessandra Coelho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1712) – Paper do Seminário interdisciplinar IV: Infância e suas linguagens
01/04/2017
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo principal a reflexão sobre a importância dos jogos educativos na educação infantil. O jogo, neste sentido, pode se tornar um meio prazeroso de se trabalhar em sala de aula, focando o desenvolvimento intelectual, físico e social nas crianças da educação infantil. Com isso, se torna importante o debate sobre os conceitos de jogos educativos infantis, sua contribuição para o processo de socialização e discutir os jogos como recurso na aprendizagem, segundo a concepção de alguns teóricos educadores. Na sequência, a pesquisa mostra o metodologia que será utilizada para a execução da aula prática de Tipologia Simulada.
Palavras-chave: Jogos educativos; Aprendizagem; Educação infantil.
1 INTRODUÇÃO
É na infância que nasce o desejo de brincar. Os jogos e os brinquedos conseguem trazer o mundo para a realidade da criança, desenvolvendo, de tal modo, potencialidades e inúmeras habilidades. Nesse novo mundo a criança poderá idealizar, inventar, reinventar, associar e se descobrir. A criança quando brinca, se interage com outras crianças, estando apta a aprender a trabalhar de forma individual e/ou em grupo. Ao brincar, a criança se desenvolve física, psíquica e socialmente, além disso, o jogo poderá auxiliar no controle da agressividade e organizar o hábito e seus convívios cotidianos. Ademais, um jogo pode se transformar em instrumento facilitador para que a aprendizagem aconteça.
Tendo em vista o pressuposto, o educador poderá disponibilizar momentos e ambientes propícios para desenvolver jogos e brinquedos dentro e fora da sala de aula. Agindo como intercessor, poderá explorar esse momento de modo consciente, objetivando todas as atividades a instigar a aprendizagem, buscando valorizar não somente o resultado da atividade lúdica, mas a própria brincadeira, o singelo ato de brincar, a experiência vivenciada e as descobertas realizadas no decorrer de todo o processo.
Este trabalho é de grande importância aos educadores, uma vez que, através dele, o professor conhecerá argumentos teóricos que mostram o jogo e sua relação com o desenvolvimento da criança. Deste modo, buscará valorizar e favorecer as brincadeiras com jogos em sala de aula, induzindo as crianças a aprender de maneira alegre, prazerosa e divertida, permitindo o desenvolvimento da mesma em todos os seus potenciais e habilidades.
O presente Paper tem por objetivo discutir a relevância do jogos educativos no processo de desenvolvimento da criança, especialmente na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tendo em vista o lúdico como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento.
A partir de um conteúdo da disciplina Infância e suas Linguagens foi elaborada uma micro aula na qual buscou-se mostrar aos colegas de turma um exemplo de jogo pedagógico no ensino infantil, permitindo assim vivenciar uma educação que considere o jogo como subsídio para o aprendizado. O conteúdo selecionado foi relacionado às vogais e o jogo escolhido foi o jogo de dados. No plano de aula buscou-se aplicar estratégias pedagógicas para que os alunos apresentem condições de desfrutar do jogo como meio de aprendizagem.
Trata-se, no entanto, de uma prática simulada, que tem como característica básica a exploração de temas teóricos. A micro aula será apresentada no dia da socialização deste paper, e o plano de aula elaborado encontra-se no apêndice A.
A metodologia utilizada para a produção do Paper foi fundamentada em uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema “Jogos educativos na Educação Infantil”. Além disso, encontra-se descrito na metodologia deste trabalho, os procedimentos e materiais que serão utilizados na micro aula.
2 CONCEITUANDO O JOGOS EDUCATIVOS INFANTIS
O jogo para criança não é semelhante ao jogo dos adultos, visto que é necessário refletir que para a criança trata-se de um período em que, geralmente, acontece a aprendizagem e, comumente, para o adulto, é entretenimento. O jogo para os adultos não contém o mesmo significado enquanto que, para as crianças, o jogo possui uma grande importância, já que do ela pode encontrar nele a percepção de que a brincadeira é uma excelente ideia para se aprender. Além disso o jogo melhora a autoestima dos estudantes, pois o brincar faz a criança ganhar mais confiança e isso fará diferença na forma de aprender (HUIZINGA, 2001).
Kishimoto (1998) destaca que os jogos e os brinquedos são adjacências que no final acabam se misturando. As diversas brincadeiras e jogos, faz-de-conta, jogos simbólicos, sensório motores, intelectivos, individuais, coletivos, dentre outros despontam as pluralidades das categorias de jogos.
O jogo é uma atividade que colabora para o desenvolvimento da imaginação e criatividade da criança tanto na invenção como também no desempenho. Os jogos são relevantes, pois incluem regras como ocupação do espaço e a percepção do lugar (BUENO, 2010).
Kishimoto (1993) assegura que os jogos possuem várias procedências e culturas que são transmitidas pelos distintos tipos de jogos e formas de jogar. Esse apresenta o papel de estabelecer e desenvolver uma convivência entre as crianças instituindo regras, critérios e significados, permitindo de tal modo, um convívio mais social e democrático, pois enquanto manifestação natural da cultura pública, os jogos tradicionais apresentam a função de eternizar o costume infantil e ampliar os meios de convivência social.
Atualmente, já existem certas tendências em que o professor prepara jogos e brincadeiras que demandam mais raciocínio lógico das crianças. Essas atividades quando concluídas favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais e estimulam o raciocínio, isto é, são jogos de construção e não produzidos por uma indústria qualquer. Os jogos de construção são considerados importantes uma vez que enriquecem a experiência sensorial, instigam a criatividade e aumentam as competências infantis (KISHIMOTO, 1999).
...