A ATIVIDADE COLABORATIVA
Por: eliane.pedagoga • 4/4/2017 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 474 Visualizações
ATIVIDADE COLABORATIVA
ACADÊMICAS: Eliane Aparecida Souza Serra Machado Costa
Izabel Cristina da Silva
Renata Lopes de Araújo
INTRODUÇÃO
A escolha do tipo de pesquisa é um fator de extrema importância na elaboração de um artigo. O importante é que o pesquisador saiba usar os instrumentos adequados para encontrar respostas ao problema que ele tenha levantado. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. Sendo assim cada uma de nós escolhemos o instrumento que melhor se adequasse ao nosso projeto. Eliane optou pela pesquisa bibliográfica usando livros e artigos como fonte de pesquisa, enquanto Renata e Izabel optaram pela pesquisa de campo com uso de questionários e observações.
Segundo Gil (2008) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, enquanto a pesquisa de campo procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrem naquela realidade.
DESENVOLVIMENTO
Através da análise de livros, artigos e internet, Eliane realizou uma pesquisa qualitativa baseando-se na literatura existente sobre o tema “A influência da psicomotricidade no ensino da leitura e da escrita”. Dentre outras podemos citar os resultados do SAEB que mostrou a grande porcentagem de alunos que não desenvolveram competências elementares de leitura e de escrita; Rezende (1998) afirma que crianças com maior nível de desenvolvimento psicomotor apresentam melhores resultados de leitura e escrita. Para Guerra (2006), a área psicomotora pode constituir-se um fator que agrava ou até impede sua aprendizagem. A principal dificuldade encontrada para a realização de tal pesquisa foi a falta de acesso a obras literárias que tratassem do tema.
Para abordar o tema “Deficiência auditiva na escola pública”, Izabel usou a pesquisa de campo, fazendo uso de questionários .Como referencial teórico citou Couto (1998 )onde este afirma que a socialização acontece quando o aluno é inserido no ensino regular ,a LDB9394/96 que responsabiliza a escola por fornecer atendimento qualificado para os alunos com professores especializados e interpretes de libras, Pimenta(2008 p.89) discorre acerca da dificuldade de se formar profissionais.
Abordando o tema “Escrita de cartas no espaço escolar”, Renata através da pesquisa de campo, com uso de questionário estruturado e observação. Usou como fonte de pesquisa dentre outros ,o glossário Ceale-264 que apresenta o conceito de produção de textos orais e escritos, Marcuschi (2002) que traz um breve apanhado histórico do surgimento dos gêneros textuais e suas fases desde a inserção da escrita alfabética até a fase contemporânea. As principais dificuldades encontradas foram à falta de literatura que tratasse especificamente do tema e visto que tal gênero textual não está presente no dia a dia do educando e muitos destes sequer conhecem a carta pessoal por ser um gênero em desuso devido à chegada da tecnologia.
...