A Análise do Filme Como Estrelas na Terra Toda Criança e Especial
Por: Tuany Vicente • 30/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 533 Visualizações
Análise do filme Como estrelas na terra toda criança e especial
Após assistir o filme responda as questões articulando os conceitos discutidos em aula: 1.problemas de escolarização,
No caso do filme a causa raíz é o problema neurológico, a dislexia faz com que Ishann tenha problemas escolares, além de uma condição familiar desfavorável em que os pais não o ajudam. A Escola também não tem uma proposta pedagógica adequada, o que é um problema de escolarização, professores sem preparo para lidar com crianças especiais
2.problemas de aprendizagem,
É retratado a dislexia como problema de aprendizagem, dificuldade em ler e escrever por não identificar os símbolos da maneira como a maioria aprende. Ishann tem muita dificuldade para memorizar, entender, interpretar, porém apresenta uma facilidade em pintura, se desenvolve através dela.
3. papel do psicodiagnóstico
O papel do psicodiagnóstico é compreender a função geral do todo ( no caso da criança) para entender o que se passa com ela (incluindo a família) para que seja compreendido melhor. No filme o professor Nikumb acaba desempenhando esse papel, e começa a tomar seu plano de ação dando aulas extras para Ishann até que ele consegue se desenvolver sozinho, orienta seus pais e demais alunos sobre como podem ajudar na educação dele.
4.provas piagetianas,
A aplicação das provas Piagetianas, possibilita conhecer as condições, funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do sujeito.Sua aplicação nos permite investigar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação a sua idade cronológica, ou seja, um obstáculo epistêmico. Uma criança com dificuldade de aprendizagem poderá ter uma idade cognitiva diferente da idade cronológica.Esta criança encontra se com defasagem cognitiva e que pode ser a causa de suas dificuldade de aprendizagem, pois será difícil para a criança entender um conteúdo que está acima da sua capacidade cognitiva.
5.características do pensamento infantil,
Algumas características do pensamento infantil auxiliam na compreensão de como ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. É importante para o professor conhecer essas características e descreva quais são os estágios do desenvolvimento humano. Cada um desses estágios corresponde ao desenvolvimento de uma fase da criança, onde a educação e a socialização devem ser realizadas de maneira equilibrada para que o acesso seja realizado.
6.estilos parentais,
A forma como os pais exercem a sua função parental é bastante evidenciada no filme. A educação é tradicional, trabalhosa e estritamente controlada pelo educador. Podemos destacar que o pai é estilo autoritário,exigente e incompreensivo, caracterizado pela imposição da obediência e do respeito, não há afeto. Aplicou medidas como a punição física e a privação de privilégios. O desenvolvimento da criança é prejudicado. A mãe não tem muita voz, é submissa ao marido e tenta ajudar o filho como pode, se mostra mais amorosa mas pouco pode fazer.
7.profecias autorealizadoras,
Os professores esperam de alguns alunos comportamentos e desempenhos específicos, e os levam a ter atitudes diferenciadas em relação a eles. Alunos dos quais esperam muito serão induzidos a ter um desempenho superior, enquanto aqueles que se esperam pouco, tendem a ter um desempenho inferior, isso evidencia o que podemos chamar de profecia auto-realizadoras. No filme pouco se espera de Ishann, por isso dá resultado insatisfatório. Porém no final são surpreendidos com sua evolução e o elogiam, fruto do trabalho do professor de arte. Aumentou a estima do aluno resultando num bom desempenho.
8.medicalização /patologização da aprendizagem.
A escolarização de alunos na perspectiva da educação inclusiva mostra-se desafiadora no filme, pois os professores se propuseram a criar novos espaços escolares e a construírem novas lógicas de ensino. Nesse contexto, um assunto importante é a questão da medicalização, fundamentada na lógica que patologiza as relações educacionais. A formação continuada tem se configurado como uma possibilidade de pensar as demandas e os processos de escolarização, bem como este fenômeno de grande relevância quando se trata da inclusão educacional.
1.Como era o papel família de Ishaan antes de descobrir se ele tinha dislexia?
O pai de Ishaan não percebe que ele apresenta um distúrbio de aprendizagem, se mostra rígido e agressivo com o filho, achando que era preguiça, que ele poderia sim acompanhar a escola regular, não aceitava que o filho pudesse ter algum problema. A mãe se mostra preocupada com o filho e superprotetora, faz tudo pelo filho, porém, também não consegue perceber e aceitar que ele possa ter um problema. Pouco ela pode fazer pelo filho, diante do autoritarismo do pai ela acaba tendo que acatar as decisões que ele toma em relação à educação de seu filho.
...