A Atividade Prática
Por: nadiarezende • 10/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 313 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
No vídeo “Práticas Pedagógicas: A diversidade cultural na sala de aula” a primeira metodologia utilizada teve como objetivo apresentar a diversidade cultural para os alunos. Sendo que na primeira prática desenvolvida, a professora apresenta a cultura africana, utilizando como metodologia a contação de história.
A contação de história é uma metodologia de excelência, pois contribuí significativamente para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora de sala, ajudando também no estímulo de várias habilidades, como o desejo pela leitura, o senso crítico e criativo, além do melhor domínio da oralidade, entre outros.
Através dessa metodologia é possível repassar todos os conhecimentos de forma lúdica, sendo capaz de envolver os alunos e despertar um maior interesse na temática proposta.
No vídeo em questão, a professora busca através da contação de história passar para os alunos conhecimentos a respeito da cultura africana. Narrando, inclusive, pontos que pouco seriam explorados, como contextualizar a utilização de ervas medicinais na África, pois naquela época não existiam médicos, introduzindo assim, a sua importância para a medicina atual.
No enredo da contação de história a professora insere outros conceitos, como o significado de afrodescendente, e apresenta em sua atuação outras peculiaridades da cultura africana, como a vestimenta e a dança.
Desta forma, a contação de história apresenta diversos benefícios, como o despertar do interesse pelo tema, a vontade de aprofundar o conhecimento e, sobretudo, proporciona aos alunos sentimentos, condutas e valores, para que possam desde já respeitar as diferenças e a diversidade existente.
Percebe-se neste caso, a aplicação da competência geral de número 1 da BNCC, que trata sobre a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos, para entender e explicar a realidade, dar continuidade a aprendizagem e promover a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Logo, esta competência está aliada ao estudo da diversidade, porque para entendê-la é necessário construir um conhecimento sobre os vários povos e culturas que integram o Brasil.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Nra5S1pvaNo
...