A Comunicação: Cultura Digital
Por: v1a2n3i4a5 • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 321 Visualizações
PROJETO: Mídias “Comunicação: Cultura Digital”
TEMA: Filmes
APRESENTAÇÃO:
O Homem é o único ser capaz de produzir “arte” com o objetivo de transmitir seu acumulado histórico-social. Sendo assim, a arte que faz parte da atualidade em nossas vidas, encontra-se entrelaçada às mídias, pois o homem contemporâneo possui ligação com a cultura digital e, é por meio dela que representamos e recriamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.
E, partindo dessa perspectiva, apresentamos um trabalho a ser desenvolvido com os alunos do Ensino Médio da EE João Batista Botelho - rede estadual, que será através de filmes, e utilizaremos os meios com o sentido de transmissão de conhecimento pela arte representativa dos fatos históricos e marcantes de épocas remotas ou atuais que intrigam a humanidade.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
Inserir as mídias no processo de ensino-aprendizagem através de elementos transmissores de linguagens apresentadas em filmes;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oportunizar aos alunos o acesso ao conhecimento e utilização da linguagem audiovisual;
Apresentar as tecnologias aos estudantes como sendo um dos acessos às fontes de cultura, e agente transmissor de conhecimento;
Desenvolver a partir desse trabalho, o senso crítico, estético e cultural sobre as relações humanas, dar ênfase na expressão como advento de mudanças através das tecnologias no mundo de modo geral;
Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas observáveis ou ocultas;
Promover a integração e odesenvolvimento social, além de momentos de lazer aos alunos.
JUSTIFICATIVA:
A escola atual precisa romper com a rotina do cumprimento de horários, tarefas e exercícios, precisa sair do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos apresentados de forma mnemônica ou da famosa “decoreba”.
Para um aprendizado satisfatório, as equipes, pedagógica e administrativa, precisam buscar alternativas, o que pode ser feito através de uma proposta como essa, pois a utilização de mídias e das tecnologias devem servir como instrumentos de debate. Destarte, o projeto mostra relevância ao agregar valores e, abre espaço para discussão e reflexões sobre o currículo na comunidade escolar.
METODOLOGIA:
A Equipe Docente, com o apoio da Equipe Gestora, será a responsável pela execução do “Projeto Mídias”, que será desenvolvido nas turmas do Ensino Médio, 1º,2º e 3ºs anos. O Projeto será executado durante o segundo semestre de 2014. E terá duração indeterminada, poderá ser renovado, como forma de aprimoramento e qualidade. É na busca dessa qualidade que todas as disciplinas farão parte dos objetivos e ações desse Projeto na programação das atividades pedagógicas.
O "Projeto Mídias” será desenvolvido em 04 (quatro) etapas, sendo elas:
1- Escolha de um filme e reflexão sobre qualidade e possíveis temas, etc;
2- Assistir ao filme – observação da maior quantidade de detalhes;
3- Debate e conclusão – análise de expectativa;
4- Resumo – relato sobre o conteúdo.
A primeira fase, alunos e professores farão a escolha de um determinado filme. O professor assiste ou pesquisa de antemão eestabelece critérios de relevância. Como: música que serve para intensificar o clima que se deseja atingir com as imagens. Fazer esclarecimento que há diferenças entre TV e cinema, e que filme não é cópia fiel do livro e nem da realidade. Explorar o significado da computação gráfica. Explicar que o enredo do filme se constrói às vezes apenas pela expressão de seus personagens.
A Segunda fase será o contato visual com a obra de arte, que deverá ser atentamente assistida pelo professor e pelos alunos. Se possível, parar o equipamento nos momentos que deverão ser analisados com maior requinte. Pois a ênfase do Projeto não tem foco nas mídias e tecnologias, mas na transformação dos indivíduos através da informação, capacitação e desenvolvimento de valores.
A terceira fase, dará por um debate, extraindo dos alunos tudo o que puderam tirar de proveito do enredo, música, expressão corporal, técnicas utilizadas, e qualquer outro detalhe que os mesmos acharem convenientes. Isso significa despertá-los para uma visão holística e respeito às suas opiniões. Mesmo que muitas vezes o professor acha que o aluno teve uma visão distorcida do fato, com o tempo poderá mudar de opinião. WADSWORTH (1996) define que os esquemas como estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
A quarta e última fase, será solicitado pelo professor que os alunos apresentem um resumo contendo esquema de relatório, para despertar a competência escritora, senso crítico, o gosto pela leitura de obras de arte, e esquema sequencial de análise.
Ao final de cada fase, o professor faráanotações do desenvolvimento do projeto, munido de informações, apresentará relatório, contendo todos os resultados alcançados ao longo do período. Assim, serão analisados pela equipe gestora, e pelo público atingido, serão elencados os pontos positivos, negativos e o desempenho dos alunos nos trabalhos propostos.
A equipe de docentes, receberá relatório e sugestões da equipe Gestora, e que poderá se usado na melhoria dos trabalho durante a renovação e aprimoramento do Projeto.
RECURSOS UTILIZADOS:
Filmes (vários temas);
Notebook;
DVD;
Data show.
REFERÊNCIAS:
MARSHALL MCLUHAN, Herbert. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1969.;
RUBIM, Antônio Albino Canelas (org.). Idade Mídia, Salvador: EDUFBA;
http://www.conteudoescola.com.br/colaboracao-do-leitor/30/161-arte-e-conhecimento-e-construcao-e-expressao (acessado em 18/07/214);
LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.;
WADSWORTH, Barry. Inteligência e Afetividade da Criança. 4ª Ed. São Paulo, Enio Matheus Guazzelli, 1996.;
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Editora Objectiva, Rio de Janeiro, 2001, p. 343.;
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional/curriculo-oculto-448775.shtml (acessado em 18/07/2014);
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional/curriculo-oculto-448775.shtml (acessado em 18/07/2014).
...