A Concepção de Administração e suas Limitações
Por: Giliany • 17/5/2015 • Seminário • 335 Palavras (2 Páginas) • 928 Visualizações
- A concepção de administração e suas limitações.
Todo acontecimento que ocorrem na escola está ligado, e tem origem em diferentes concepções teóricas e metodológicas que permeiam a administração ou gestão educacional.
- O que é administração?
É um conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência para se obter determinado resultado, ou seja a administração é como um processo de planejar para organizar, dirigir e controlar recursos humanos A concepção, matérias financeiros e informacionais visando a realização de objetivos.
- (Texto) O ato de administrar correspondia a comandar e controlar, mediante uma visão objetiva de quem atua sobre a realidade, de maneira distanciada e objetiva, tendo por base uma série de pressupostos, a saber:
Ex: o ambiente de trabalho e o comportamento humano são previsíveis, podendo ser, em consequência, controlados.
Ou seja, vem a destacar a atuação do administrador em controlar a ação de pessoas e cobra resultado
As relações entre administração e educação originam-se nas mudanças ocorridas no mundo do trabalho que têm refletido diretamente na escola, devido às relações essencial das instituições de ensino com o contexto social.
A educação ainda carrega as marcas do modelo da administração que durante décadas predominou, no interior das instituições educacionais, ou seja em décadas anteriores, marcada pelo conservadorismo, pela lentidão do processo de mudança, pela legitimação do autoritarismo como também pela rigidez no processo produtivo de educação.
Explicação: N a educação brasileira, os resultados do rendimento escolar nesse período foram sempre baixos, ou seja a ação da escola foi marcada por elevados índices de exclusão de alunos considerados incapazes de se orientar pelo modelo rígido de desempenho estabelecido. No entendimento da época era o de que os alunos deveriam, por seu esforço pessoal, ajustar-se á escola e não o contrário.
- Portanto a escola tinha a grave falha em não cumprir o seu papel social, considerando o aluno culpado e mantinha-se a organização educacional livre de responsabilidades, utilizando sistemas de avaliação do aluno sem avaliar seu próprio processo educacional.
...