A Coordenação Pedagógica
Por: Gabrielsilva15 • 5/11/2022 • Artigo • 2.237 Palavras (9 Páginas) • 143 Visualizações
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – CPPEX
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO
SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O PAPEL E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
MACAPÁ/AP
2020
O PAPEL E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Trabalho apresentado à Coordenação do Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Prof. Paulo Roberto Moraes de Mendonça; da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas, como requisito para a obtenção de título de Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Gestão, Supervisão e Orientação Educacional
PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A):_________________________________________
MACAPÁ/AP
2020
O PAPEL E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
AVALIADO EM ___/____/____
CONCEITO FINAL: ______
______________________________________
Professor (a) – Avaliador (a)
_______________________________________
Coordenação do CPPEX
MACAPÁ/AP
2020
O PAPEL E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
LEITE. ELIANA MARIA DA SILVA[1]
TRINDADE. PAULA IARA DE ABREU DA[2]
RESUMO: O artigo faz uma análise no contexto temático do papel e os desafios do coordenador pedagógico, com objetivo de compreender que a função do coordenador pedagógico, suas atribuições e valorização, vai além de método. Sua tem por finalidade ações de integração e articulação com membros da comunidade escolar, mostrando que as diversas experiências é o caminho para a mudança. A pesquisa pautou-se em estudos de referências teóricos, pesquisas bibliográficas, com o devido fim de contribuir para o desempenho do profissional da coordenação pedagógica.
PALAVRAS-CHAVES: Escola. Coordenação Pedagógica. Projeto Político Pedagógico.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo visa refletir sobre o papel e os desafios do coordenador pedagógico, fazendo uma abordagem sobre as funções desempenhadas pelo mesmo, que em meio a tantas atribuições perante sua atividade profissional e desenvolvendo o papel de líder. Diante disso, o coordenador pedagógico torna-se um profissional multidisciplinar, que em todo o processo de seu trabalho atua com consciência de sua ação, sendo um profissional dinâmico para lidar com a natureza da escola e a sua comunidade.
Para exercer suas funções, o coordenador pedagógico precisa ser conhecedor de que seu trabalho não se dá isoladamente, mas no coletivo, mediante articulação de todos os atores escolares, no sentido da construção do projeto político da escola. Assim, podemos afirmar que o coordenador pedagógico tem a responsabilidade de coordenar todas as atividades escolares, incluindo os educandos e o corpo docente. Destacamos que sua principal atribuição consiste na interlocução com os professores, constituindo um ambiente pedagógico positivo em benefício da comunidade estudantil. Para agir de forma eficiente, precisa além de uma formação consistente, um investimento educativo continuo e sistemático para que sejam desenvolvidas capacidades e habilidades múltiplas, em consonância com a educação atual.
Destaca-se que o processo de conquista de espaço na escola, o coordenador pedagógico ainda tem que lidar com seus próprios desafios, avaliando seus limites e possibilidades. Dentre eles está a articulação do projeto pedagógico, formação do corpo docente e transformador do ambiente escolar. Em sua função, o coordenador pedagógico é um líder que conduz e exige um intenso senso de união entre os seus liderados. Porém, a realidade nas escolas ainda não atende a todas as demandas sem plano de carreira, sem formação adequada, com atividades diversas que desviam suas atribuições. Além disso, o coordenador pedagógico enfrenta diversos tipos de influências. Com tudo isso, apesar de diversos problemas persistirem, a identidade desse profissional está cada vez mais fortalecida, e seu papel dentro da escola vem ganhando cada vez mais reconhecimento.
2 VISÃO HISTÓRICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Segundo o documento Ratio Studiorum, publicado em 1599, que vem a determinar com rigor a organização das escolas jesuítas que estão localizadas em qualquer parte do mundo, ou seja, de modo a dar uma unidade de atuação e assegurar os interesses da igreja Católica. Os jesuítas “campeões máximos na luta da Igreja Católica contra o protestantismo”, asseguravam o cumprimento das regras estabelecidas no Ratio Studiorum. Diante do aspecto que as escolas possuíam o Prefeito de estudos que configurava uma ideia fiscalizadora do cumprimento das regras estabelecidas pelo Ratio Studiorum. (MANACORDA, 1999, p. 202).
No período histórico, as Reformas Pombalinas que traziam em seu bojo ideias anticlericais, influenciadas pelo movimento doutrinário denominado enciclopedismo, resultou na expulsão dos jesuítas de Portugal e de suas colônias. Pois em 1759, as organizações das escolas jesuítas no Brasil, foram extintas. Com um governo autoritário, foram estabelecidos um padrão de educação com normas rígidas favorecendo o governo imperial, e com isso extinguindo totalmente a igreja do processo educacional.
De acordo com o autor Rangel (2008), coordenação pedagógica é aplicada como supervisão, diante da análise dos autores Medina e Saviani em suas obras.
...