A Coordenação Pedagógica
Por: cler • 14/8/2020 • Resenha • 927 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
ATD2
Para realizar essa atividade você precisa ler os textos, abaixo:
TEXTO 1: Constituição Federal de 1988
Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho
TEXTO 2: Lei nº 9394/96 – Diretrizes e Bases da Educação (LDB):
TÍTULO II
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
TEXTO 3 - Trecho de reportagem “Educação integral e a implementação da BNCC” acessada em 18/11/2019 em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/educacao-integral-e-a-implementacao-da-bncc/
BNCC e educação integral
Para Cleuza Repulho, pedagoga e ex-presidente da Undime, o currículo não pode ser meramente uma lista de conteúdos a serem trabalhados com os estudantes. É preciso ir além de uma educação tecnicista e mirar o desenvolvimento integral dos estudantes.
Os desafios, no entanto, não são poucos. Segundo o estudo “O desenvolvimento integral na Base Nacional Comum Curricular – Recomendações sobre a terceira versão em análise no CNE”, desenvolvido pelo Centro de Referências em Educação Integral, entre as questões que precisam ser superadas está o desalinhamento entre os conceitos apresentados na introdução da Base – na qual a educação integral é central e se constitui como a proposta formativa – e o restante.
Para a socióloga Helena Singer, este é o momento de compreender as condições histórico-sociais que permeiam o território, tecer diferentes realidades junto aos conteúdos curriculares, bem como ouvir ativamente a comunidade escolar, alunos, família e entorno.
“As crianças têm direito de estudar e debater a história, a cultura, os desafios e contextos do entorno da escola e do Brasil. Isso precisa aparecer no currículo”, reforça a educadora.
Após ler os textos, faça um levantamento de ideias a partir das afirmações norteadoras abaixo:
1) A proposta constitucional de Educação no Brasil não é de transmissão de conteúdos, mas sim de Educação Integral que se pretende concretizar com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, que especifica como atingir esse objetivo, organizando competências gerais em O QUE e PARA, conforme a imagem abaixo:
[pic 1]
2) Sendo assim, mais do que o conteúdo que se deve ensinar, a BNCC propõe que os currículos das escolas sejam organizados em competências e habilidades e usando metodologias que dão centralidade ao estudante. Trata-se de ruptura com o modelo expositivo de aulas.
3) Os princípios que orientam essa ideia não são novos, apesar de estarmos vivendo a implementação de uma lei nova, a BNCC. Veja na figura abaixo, um histórico de Educação Integral no Brasil:
[pic 2]
Acessado em 18/11/2019 em: https://educacaointegral.org.br/quem-somos/
Diante disso, elabore um texto para a ATD2 em que:
a) Retome o conceito de Educação Integral como garantia legal que requer nova organização das escolas;
b) Explique como deve ser essa organização quanto a PLANEJAMENTO, GESTÃO e ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.
Lembre-se:
1) O texto deve ser autoral, não sendo permitidas cópias ou plágio, portanto não se esqueça das referências. Sites como Brainly e Wikipedia não são para pesquisas acadêmicas.
2) Se citar algum autor, selecione pensamentos curtos (1 ou 2 linhas) e mencione seu sobrenome e ano da publicação onde se encontra a citação. Exemplo: Freire (1997) ou MOREIRA (2015), acessado em 05/01/2019 em: http://www.vivereducacao.com.br
3) Antes de enviar seu texto, releia e revise ortografia e concordância.
a) Retome o conceito de Educação Integral como garantia legal que requer nova organização das escolas;
...