A Criatividade
Por: Gumetralha • 30/5/2018 • Projeto de pesquisa • 566 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como tema a criatividade ,e tem o objetivo de explanar este conteúdo relacionado com a prática docente no espaço escolar.
A criatividade será abordada no intuito de esclarecer aos docentes, sua importância e eficácia. Vários artigos e livros apontam a sucesso da criatividade sendo utilizados como ponto chave em uma sala de aula, e até na escola.
A criatividade nada mais é do que a habilidade de criar. Consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com a intenção de satisfazer um propósito.
A criatividade permite cumprir os desejos de forma mais rápida, fácil, eficiente ou econômica.
Baseado em diversas disciplinas, a ciência vem estudando a criatividade em busca de algo mais preciso. Não se pode negar, que a criatividade faz com que tudo se torne mais atrativo, pois assim buscamos a forma mais eficaz de alcançar os objetivos.
Para a psicologia, o pensamento divergente é uma atividade contida pela imaginação, que consiste em realizar algo novo ou o mesmo embora de forma diferente. Muitos especialistas têm analisado a relação entre a criatividade e a inteligência.
De acordo o artigo teórico de Nunes e Santos, “Compreende-se a criatividade como potencialidade humana que está num processo contínuo de vir-a-ser, e que, portanto, carece de maiores e melhores argumentos científicos e sociais no sentido da formação do professor e de outras áreas profissionais.
Na sociedade contemporânea conforme Torre (2008) descrito como o ‘Século da criatividade’, a educação básica deverá voltar-se, prioritariamente para o desenvolvimento humano na perspectiva da criatividade.
Discute-se assim, a criatividade como potencialidade humana que promove o autoconhecimento, o conhecimento mais qualitativo através da curiosidade, da necessidade imanente de investigar para intervir, sobretudo, para propiciar o bem-estar individual/social e redirecionar os processos formativos que centralizam o saber no professor, assim como, impossibilita o aluno de compreender a partir de perspectivas críticas os fenômenos sociais e científicos.”
Pensar diferente faz parte do processo criativo. Segundo o cientista, você não precisa ser inteligente para isso
A criatividade é uma característica quando fazemos algo inovador ou não. Não precisar ser algo novo para demonstrar a criatividade.
Ao contrário do que imaginamos, para sermos pessoas criativas, não podemos nos focar muito, e isso veremos no decorrer do assunto neste texto.
Desenvolvimento
Pode se dizer que a criatividade é um potencial humano,e que o homem necessita dessa habilidade, a criatividade, para alcançar seus objetivos.
Quando falamos de criatividade, estamos basicamente relacionados ao criar,fazer algo novo, novas ideologias.
Para Fayga, desde as primeiras culturas, o ser humano surge dotado de um dom singular: mais do que "homo faber", ser fazedor, o homem é um ser informador. Ele é capaz de estabelecer
...