A DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Por: Biankinja • 26/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.659 Palavras (11 Páginas) • 594 Visualizações
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SUMÁRIO[pic 2]
1 PARTE I: PESQUISA ....3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA.. .....3
1.2 OBJETIVOS.......................................................................................................................3
1.3 FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA........................................................................................3
2 PARTEII: PROCEDIMNTOS DO ESTÁGIO.......................................................................5
2.1 METODOLOGIA................................................................................................................5
2.2CRONOGRAMA..................................................................................................................6
REFERÊNCIAS........................................................................................................................7
ANEXOS
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
O presente trabalho visa abranger a área de concentração voltada para Metodologias de Ensino abordando o tema O lúdico e suas concepções na gestão escolar. O lúdico proporciona ao sujeito uma visão de mundo mais ampla, um desenvolvimento construtivo e global, envolvendo os aspectos: cognitivo, psicomotor emocional, afetivo e intelectual.
1.2 OBJETIVOS
-Analisar de que maneira a ludicidade e suas estratégias estão inseridas no processo de ensino e aprendizagem.
- Investigar a gestão escolar diante das concepções, inserções e aplicabilidades da ludicidade na educação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O lúdico faz parte do cenário escolar e através da inserção da ludicidade na sala de aula, o professor passou a ter um aliado no momento de ensinar, e o aluno ganha no momento em que aprende. Efetivamente os livros, os cadernos e a lousa são fundamentais para todo ensino e agregar formas de ensinar é somar para o sucesso.
O termo lúdico etimologicamente é derivado do Latim “ludus” que significa jogo, divertir-se e que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o lúdico é como se fosse uma parte inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas de estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo. (APAZ et al,2012, P. 7)
Neste sentido, pode-se observar a importância do lúdico no processo de e aprendizagem, pois esta prática contribui e fomenta por intermédio de jogos e brincadeiras no caminho do ensino e de acordo com Marinho et al. (2007, p.84) ensina e instrui que:
A ludicidade deve ser um dos eixos norteadores do processo ensino aprendizagem, pois possibilita a organização dos diferentes conhecimentos numa abordagem metodológica com a utilização de estratégias desafiadoras. Assim, a criança fica mais motivada para aprender, pois tem mais prazer em descobrir é o aprendizado é permeado por um desafio constante.
O lúdico é uma atividade essencial no processo ensino e aprendizagem e no desenvolvimento global e harmônico, proporcionando benefícios indispensáveis no desenvolvimento infantil. O fundamental é que o aluno em qualquer atividade que realize, seja estimulado a pensar e a agir. Dessa maneira, os desafios propostos a eles devem possibilitar o contato com situações que favoreçam a exploração, a descoberta, a observação, a identificação e a análise, valendo-se das várias possibilidades que eles têm de comunicação e expressão.
As propostas lúdicas direcionam o fazer pedagógico ao mesmo tempo em que auxilia, facilitando a aprendizagem dos alunos, contribuindo de todas as maneiras: motivando, incentivando, despertando a atenção dos mesmos, conduzindo-os em direção a aquisição de uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Para Santos (2002) são lúdicas todas as atividades que proporcionam a vivência plena, integrando a ação, o pensamento e o sentimento. Essas atividades podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer atividade, desde que esta seja de forma orientada e um motivo exposto de ser realizada.
Conforme Luckesi (2002), a atividade lúdica é uma experiência interna do aluno que a vivencia, assim ela possibilita a plenitude de tal experiência. A ludicidade é apreendida e explanada como uma experiência vivenciada pelo sujeito, sendo ela prazerosa independente de ser divertida ou não.
Ao se trabalhar a partir de brincadeiras, músicas e leveza na aplicação das atividades, o aluno irá encara o aprender como algo satisfatório, onde ele conseguirá suprir seu desejo de aprender e de brincar ao mesmo tempo, viabilizando a sua aprendizagem.
Aprender é muito além de memorizar fatos ou informações, apreender significa obter conhecimentos sobre fatos, informações isoladas, assuntos, ou seja, é usar a criatividade, a imaginação, é pensar criticamente. Sendo assim, educar é seduzir o aluno, para o prazer de conhecer, pois é um ato planejado e consciente. Torna-se necessário repensar as praticam pedagógicas, utilizando-se de instrumentos que tornem o aprendizado mais alegre, e que o aluno se sinta estimulado a aprender, descobrir, pensar, compreender e reconstruir seu próprio conhecimento. De acordo com Almeida (1994, p.41):
A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção seria do conhecimento. A sua pratica exige a participação franca, criativa, livre, critica, promovendo a interação social e tendo em vista o fato compromisso de transformação e modificação do meio.
É por intermédio do ato de brincar, que o aluno explora múltiplas experiências em diferentes situações e ambientes. Na escola ele poderá praticar a brincadeira livre, dirigida ou exploratória, desenvolvendo suas habilidades e tornando-a mais confiante em si mesmo.
As atividades lúdicas são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento infantil, porque para a criança não há atividade mais completa do que o brincar. Pela brincadeira, a criança é introduzida no meio sociocultural do adulto, constituindo-se num modelo de assimilação e recreação da realidade (SANTOS, 1999, p. 7).
Através do lúdico o aluno tem a possibilidade de vivenciar experiências e situações sociais, tornando a ludicidade uma ferramenta pedagógica para se desenvolver, pois a brincadeira proporciona com a intermediação do professor, a interação entre seus participantes.
A ludicidade envolve o processo de aprender, mudando o comportamento de seus sujeitos, pois valoriza a afetividade, a criatividade e autonomia dos mesmos. Brincando eles apreendem a cooperar com os colegas, a obedecer a regras, respeitar os direitos dos outros, a assumir responsabilidade e ainda a viver em sociedade.
As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são indispensáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança (NEGRINI, 1994. p. 19).
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