A DELIMITAÇÃO DO TEMA
Por: CRIS.rodrigues • 2/7/2019 • Projeto de pesquisa • 1.606 Palavras (7 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SUMÁRIO
1.TEMA............................................................................................................................3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA................................................................................3
2. JUTIFICATIVA..........................................................................................................3
3. OBJETIVOS...............................................................................................................3
3.1. Geral......................................................................................................................3
3.2. Específicos.............................................................................................................3
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA..................................................4
5. METODOLOGIA DO ESTÁGIO.............................................................................4
6. CRONOGRAMA DO ESTÁGIO...............................................................................5
7. REFERÊNCIAS...........................................................................................................6
APÊNDICE I - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO..........................................................7
APÊNDICE II – ROTEIRO DE ENTREVISTA..........................................................9
APÊNDICE II – ROTEIRO DE ENTREVISTA........................................................10
1.TEMA
Percepção dos educadores em relação ao processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais na educação básica.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
A partir do olhar dos educadores na educação básica na escola municipal: Escola Municipal Eng. Nelson Dornelles, no Município de Presidente Figueiredo/AM.
- JUTIFICATIVA
Este estudo se torna relevante, por que, até a presente data, não foi encontrado nenhum estudo com esse mesmo delineamento, no município de Presidente Figueiredo/AM, que possam preencher esta lacuna, razão pela qual nos propomos a realizar esta pesquisa.
OBJETIVOS
3.1 Geral
Conhecer a percepção dos educadores sobre o processo de inclusão escolar, de escolares com necessidades educativas especiais na educação básica no município de Presidente Figueiredo/AM.
.
3.2 Específicos
- Pesquisar nas fontes literárias sobre inclusão escolar.
- Analisar os saberes dos educadores e o processo de inclusão escolar de escolares com necessidades educativas especiais.
- Analisar os resultados obtidos através de intervenção por questionários.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
Muitos estudos e pesquisas versam sobre Educação Inclusiva e Inclusão Escolar. Embora existam muitas bibliografias e referenciais teóricos sobre o tema, há diversos aspectos que são necessários considerar: paradigma, currículo, espaço físico, acessibilidade, rede de apoio, sala de atendimento especializado, e todos precisam ser esclarecidos para que se possa compreender a Inclusão. (CARNEIRO, 2016).
Embora muitos ainda, dizem que a inclusão é uma prática recente nas escolas, precisamos questionar que ética ilumina as ações na direção de uma escola para todos ou ainda, se as propostas e políticas educacionais estão considerando as diferenças na escola e se essas propostas reconhecem e valorizam as diferenças como condição para um bom desenvolvimento da educação escolar. (MANTOAN, 2004).
Ainda na direção da realidade nem sempre positiva da inclusão, Spenassato e Giaretta (2009), dizem que, em algumas escolas, o conteúdo é transmitido pelos docentes numa perspectiva tradicional, sem levar em consideração as limitações físicas, intelectuais ou linguísticas de seus alunos, ou seja, transmitem um ensino totalmente desarticulado da realidade dos alunos, fazendo com que os mesmos não tenham uma aprendizagem significativa.
De maneira geral, as licenciaturas não estão preparadas para desempenhar a função de formar professores com uma orientação inclusiva de atuação profissional. Isso é preocupante, pois os alunos bem ou mal estão sendo incluídos e cada vez mais as salas de aula se diversificam, embora, evidentemente, não no ritmo desejado (Glat & Pletsch, 2004). Em outras palavras, trata-se de uma inclusão precarizada.
METODOLOGIA DO ESTÁGIO
Esta pesquisa será realizada na Escola Estadual Maria Calderaro, localizada na rua Amazonas nº65, Centro, no Município de Presidente Figueiredo/AM, localizada a 107 km da Cidade de Manaus.
Esta pesquisa está caracterizada como do tipo descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa, pois tem a finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, com vistas na formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores (GIL, 1996).
A coleta de dados será feita através de um questionário, com esta técnica de investigação composta por questões apresentada às pessoas, pode-se identificar o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas e outras. (GIL, 1999).
Será distribuído o questionário com perguntas fechadas, na forma de formulário estruturado na Escola Municipal Eng. Nelson Dornelles, pois responderão 10 questões, onde irá ser analisado o nível de saberes dos educadores e o processo de inclusão escolar de escolares com necessidades educativas especiais, só participaram da pesquisa apenas aqueles que assinaram o termo de consentimento.
- CRONOGRAMA DO ESTÁGIO
Data | Turno e horário | Atividade |
06/03/2019 até 13/07/2019 | Socialização do estágio | |
06/03/2019 até 17/05/2019 | Postagem da 1ª etapa- projeto de estágio | |
06/03/2019 até 13/07/2019 | Período do estágio | |
06/03/2019 até 07/06/2019 | Postagem de 2ª etapa- projeto de estágio/roteiro de entrevista | |
06/03/2019 até 02/07/2019 | Postagem do Paper- estágio |
- REFERÊNCIAS
CARNEIRO, Alexandra Fraga Izidoro. Quando eu voltar a ser criança: Um olhar sobre narrativas de infância e docência de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Laguna, Santa Catarina. (2016).
...