A DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Por: Jardel Justen • 8/3/2020 • Projeto de pesquisa • 607 Palavras (3 Páginas) • 406 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO[pic 2]
1 PARTE I: PESQUISA 1
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 1
1.2 OBJETIVOS 1
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 2
2.1 METODOLOGIA 2
2.2 CRONOGRAMA 3
REFERÊNCIAS 3
ANEXOS 3
1 PARTE I: PESQUISA
- DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
O tema será o Lúdico: Porque é na brincadeira que a criança expressa de forma natural no espaço por isso é muito importante trazer o lúdico para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças e através delas as crianças irão se desenvolver saudavelmente.
Área de concentração: Metodologia de Ensino
Tema: Lúdico na Educação Infantil.
1.2 OBJETIVOS
- Verificar a importância da ludicidade na Educação Infantil;
- Estimular a imaginação e a criatividade da criança, através de atividades lúdicas;
- Desenvolver a interação e a socialização.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica, e esta deve oferecer relações significativas, agradáveis, e criativas, livre de qualquer pressão. O lúdico torna o momento de ensino agradável, divertido e ao mesmo tempo rico em conhecimento.
E através de atividades que as crianças aprendem a refletir suas ações de desafios do seu dia a dia.
Segundo Lima (1999, p.29):
[...] a utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista primeiramente, com cautela e clareza. Brincar é uma atividade essencialmente lúdica; se deixar de sê-lo, descaracterizar-se-á como um jogo ou brincadeira. Como atividade infantil, na qual há construção de conceitos, eles podem e devem ser utilizados na escola[...].
A partir de atividades lúdicas como Contação de histórias, brincadeiras e jogos, o professor pode aborda com as crianças temas importantes como respeito e igualdade, aumentando assim os laços afetivos com alunos.
A afetividade é um elemento que transmite emoções dos sentimentos das experiências sensíveis e é capaz de entra em convívio dos indivíduos e as formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas. Segundo Rossini (2001, p. 9) afirma que “[...] a afetividade acompanha o ser humano desde o nascimento até a morte. Ela ‘está’ em nós como uma fonte geradora de potência, de energia”.
Segundo Almeida (2011, p.1):
A afetividade é estimulada por meio da vivência, na qual o educador estabelece um vínculo de afeto com o educando. A criança necessita de estabilidade emocional para se desenvolver com a aprendizagem. O afeto pode ser uma maneira eficaz de se chegar perto do sujeito e a ludicidade, em parceria, um caminho estimulador e enriquecedor para se atingir uma totalidade no processo de aprender.
...