A DIVERSIDADE CULTURAL
Por: Gabriela Zduniak • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
ENSINO FUNDAMENTAL I
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
DIVERSIDADE CULTURAL.
GABRIELA ZDUNIAK DA SILVA RA: 1705860
ISABELA BEZERRA DE JESUS RA: 1710949
POLO CAIEIRAS
2018
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA.
Situação Problema
Durante a realização de algumas atividades em dupla observamos que alguns alunos ficavam deslocados do restante da turma, fazendo com que fossem os últimos a encontrarem os seus respectivos pares. Em uma tentativa de aproximação com a turma um aluno se queixou do fato dos outros alunos não o aceitarem em seus grupos pelo fato dele ser negro.
Justificativa
Ao observarmos a dificuldade de alguns alunos para se integrar com a turma decidimos desenvolver um projeto onde abordaremos com os alunos sobre a diversidade cultural e a importância da inclusão social também no ambiente escolar. O intuito é fazer com que os alunos aprofundem seus conhecimentos quanto à diversidade cultural brasileira, explorando um pouco sobre a diversidade musical, artística, gastronômica etc.; e tomem consciência quanto à importância da inclusão social, o respeito e afeto para com o próximo.
Embasamento Teórico
O Brasil é um país historicamente formado por uma diversidade de grupos étnico-raciais, e com isso, diversas crenças, costumes, culinárias etc. Com o passar dos anos temos observado que o índice do racismo, preconceito e da descriminação tem aumentado cada vez mais Brasil e por conseqüência afetando os ambientes escolares. Segundo Charlot (2002) existe uma desigualdade social frente à escola, causada por uma série de eventos e ações, tornando o ambiente um espaço de saber que se dá pela tensão e enfrentamento de diversos fenômenos que permeiam o dia a dia escolar como a violência, a pobreza, as desigualdades e possivelmente a exclusão.
De acordo com Candau & Moreira (2008, p. 169) a escola é um espaço privilegiado de cruzamento de diversas culturas e por isso faz parte da sua função social promover a conscientização quanto aos saberes, valores e práticas que consideram adequados ao seu desenvolvimento. Tendo em vista que a escola desenvolve um papel fundamental nesse processo de conscientização, surgiu a necessidade de abordamos o tema com os alunos a fim de despertar o seu senso crítico e de responsabilidade para com o outro.
Público Alvo
O projeto será desenvolvido com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental I.
Objetivo Geral
Promover a inclusão e conscientização para a diversidade de forma com que desperte o cuidado e respeito para com o próximo.
Objetivos Específicos
- Apresentar a diversidade cultural;
- Apresentar o processo e a importância da inclusão;
- Refletir sobre a necessidade da inclusão no ambiente escolar;
- Despertar e desenvolver o interesse e respeito pela diversidade cultural;
- Estimular o senso crítico e o cuidado para com a cultura brasileira e o próximo.
Percurso Metodológico
Iniciaremos a apresentação da temática em uma roda de conversa com os alunos, onde iremos questioná-los sobre o que já conhecem referente ao tema e após reproduziremos o vídeo “Diversidade Cultural Brasileira”. Em seguida apresentaremos o processo e a importância da inclusão social na sociedade, exemplificando o tema abordado com situações vivenciadas por eles, dentro e fora do ambiente escolar, de forma com que estimule à auto observação e o senso crítico de cada um.
Desenvolveremos uma atividade onde os alunos estarão com os olhos vendados para que através do tato possam analisar as diferenças entre eles, despertando-os para o fato de que as diferenças que enxergamos são definidas por um padrão estético e que não devemos julgar ou nos afastarmos de ninguém por isso. Em seguida desenvolveremos cartazes sobre o tema abordado afim de que os alunos exponham o que aprenderão no decorrer do projeto e para encerraremos o projeto com a montagem de um mural com o material desenvolvido pelos alunos.
...