TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deficiência Intelectual No Âmbito Escolar

Por:   •  20/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 Extensão Curricular

Ano 2023

[pic 2]

PROJETO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL

TEMA: CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS HORTA ESCOLAR COMUNITÁRIA

_____________________________________________________(RA: )

1 Curso: Segunda Licenciatura em Educação Especial

RESUMO – O projeto horta escolar comunitária foi pensada com o objetivo de aproximar a comunidade do ambiente escolar que a ronda. Para além desta aproximação, existe a conscientização acerca do assunto “consumo e produção sustentáveis” com a utilização de exemplos reais, por intermédio do plantio e colheita de alimentos orgânicos na horta. Através da interação comunidade x escola, aproveitam-se os conhecimentos etnológicos dos integrantes desta comunidade a fim de impulsionar e aperfeiçoar técnicas de cultivo em pequena escala, e também identificar e descrever os benefícios dos alimentos cultivados através de experiências pessoais de cada ser. Sendo assim uma troca de informações referente aos diferentes assuntos que integram a mesma matriz, assim sendo a sustentabilidade; é também uma forma de trazer para próximo os jovens estudantes de conhecimentos ancestrais apresentados de forma prática. O projeto direciona os alunos para atividades práticas, transcendo do campo das ideias e da normalização do conceito de ensino-aprendizagem bancário.

Palavras-chave: Projeto, Horta, Comunitária, Sustentabilidade.

APRESENTAÇÃO

A horta escolar comunitária sendo pensando a fim de aproximar a comunidade do ambiente escolar que a cerca. Além desta aproximação, o ato da conscientização acerca do assunto “consumo e produção sustentáveis” com a utilização de exemplos reais, através do plantio e colheita de alimentos orgânicos na horta.

 “A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos.” (MORGADO, 2006).

 Dentro da perspectiva de MORGADO a horta escolar comunitária é colaborativa e aberta ao público, tendo como público-alvo todos os interessados em planejar, executar e realizar manutenção (discentes, docentes e comunidade). O referido projeto pode ser realizado em todos os ambientes educacionais presentes em um munícipio e/ou estado, uma vez que a instituição de ensino possa dispor dos recursos necessários para o planejamento a implementação da horta comunitária. Foi idealizado de maneira a ser expansivo, não obtendo barreiras geográficas para sua implantação.

O projeto proposto auxilia na interação entre escola e comunidade, e também na difusão de conhecimento acerca das práticas agrônomas, contextualizando o aprendizado adquirido em sala de aula através das unidades curriculares com eixo científico-natural: biologia, física e química. O projeto “Horta Escolar Comunitária” auxilia os envolvidos a adquirirem conhecimentos sobre “... princípios como: horticultura orgânica, compostagem, formas de consumo dos alimentos, propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, relação campo cidade, entre outros.” (MORGADO, 2006, P. 2).

Extensão Curricular Ano 2022 2 O conhecimento difunde-se entre comunidade e escola, complementando os saberes etnológicos e científicos adquiridos pelos integrantes da comunidade ao longo de suas vidas e pelos alunos – conhecimento adquirido em sala de aula. A mescla e compartilhamento destes saberes possibilita a execução de diversas atividades pedagógicas, além de proporcionar bem estar e conscientização sobre consumo e produção conscientes, podendo até impulsionar comércios e meios de produção locais.

A atividade de extensão idealizada, requere poucos recursos para a sua sintetização, sendo alguns destes recursos reutilizáveis, deixando o projeto em sintonia com as causas ambientais, por exemplo: pode-se utilizar sementes provenientes de alimentos utilizados no refeitório para o plantio, cascas e restos alimentícios não utilizados podem ser empregados na composição da compostagem, água de cozimento pode e deve ser empregada para a reposição hídrica necessária em um plantio, uma vez que esta água possui diversos nutrientes. Ferramentas e equipamentos podem ser compartilhados entre a comunidade e a instituição de ensino. Somente será inviabilizada a execução do projeto quando o ambiente escolar não dispor de recursos necessários para a inicialização.

A HORTA

Objetivos

A horta escolar comunitária visa interligar e compartilhar saberes entre integrantes da comunidade acerca do ambiente escolar e comunidade escolar; conscientizar sobre consumo e produção sustentáveis; incitar um ambiente colaborativo; estimular a prática de ensino aprendizagem de forma prática e aplicável, onde o aluno também é protagonista e ser detentor do saber, desafiando assim a prática da educação bancária e incitar um olhar atento sobre educação ambiental e alimentar

 METODOLOGIA: Para que haja a possibilidade de cultivo deve-se, primeiro, realizar uma pesquisa de campo a fim de encontrar solo fértil e espaçoso para o início do plantio. Após o encontro, é necessário limpar a terra de quaisquer ervas daninhas e outros fatores que possam prejudicar a plantação e o solo.

Após o preparo da terra e limpeza, separam-se os espaços necessários para que cada hortaliça escolhida possa ser cultivada de forma a viabilizar o seu crescimento, pois hortaliças possuem tempos e espaços diferentes para cultivo. Segundo o Catálogo Brasileiro de Hortaliças (EMBRAPA, 2010), hortaliças como a Abóbora devem ser plantadas em Março ou Setembro na região Sudeste, já a Abobrinha – na mesma região – deve ser planta em Agosto ou Maio para que o cultivo tenha maior possibilidade de sucesso.

Deve-se realizar o plantio das hortaliças escolhidas e a manutenção todos os dias: retirada de ervas daninhas, utilização de compostagem ou adubos para nutrição do solo e irrigação do solo. A compostagem é, basicamente, matéria orgânica mantida em um recipiente fechado e protegido do sol, a fim de realizar a decomposição e concentração de nutrientes em grande escala para nutrição do solo.

Os matérias mais utilizados nas hortas escolares, segundo o caderno para Implantação e Implementação da Horta Escolar (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2007), são: ancinho, carrinho de mão, colher de transplante, escarificador, enxada, enxadinha, estacas, barbante, gadanho, equipamentos de irrigação (mangueiras, baldes, regadores), pá comum, pá reta, peneira, pulverizador e rolo de barbante.
         Com os materiais e técnicas de cultivo corretas a horta escolar comunitária é viável, e além do incitar todos os objetivos citados acima, pode ser geradora de alimentos saudáveis e orgânicos para toda uma comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (119.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com