A Deficiência Auditiva
Por: Alessasiqueira • 22/6/2017 • Trabalho acadêmico • 614 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
Esse trabalho baseia-se no estudo da pessoa com deficiência auditiva dentro de uma escola bilíngue e nas características que a mesma apresenta.
Pessoa com deficiência auditiva: A pessoa com deficiência auditiva é aquela que tem perda parcial ou total da audição.
Nosso trabalho será destinado as turmas de primeiro ano, com professores e mediadores capacitados, ambos com o conhecimento em Libras, que utilizaram técnicas e materiais de apoio na aplicação das atividades, dentro e fora de sala de aula, trabalhado com o concreto, com a realidade, criatividade e ludicidade, para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Tendo por finalidade a elaboração do projeto: “Conhecendo os Animais pela língua de sinais”, ou seja, os alunos irão conhecer os animais através da LIBRAS.
Essa escola fictícia possui acessibilidade, não só arquitetônica, como também em todos os processos para a aprendizagem. Além disso, possui um espaço especial dos animais, aqueles pertencentes a escola e os visitantes, enriquecendo o projeto.
Conhecendo mais um pouquinho sobre a LIBRAS...
- Não é linguagem de sinais, o certo é língua de sinais, porque libras é como inglês, espanhol, português, etc.
- Não é uma mímica, porque esta é uma linguagem.
- Não é código
- O alfabeto manual é utilizado somente para nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas, e algum vocábulo não existente na língua de sinais que ainda não tenha um sinal definido.
- Não é artificial, ou seja, uma língua inventada. Porque ela possui uma regra, ela foi criada por uma comunidade.
- Ela tem gramática e escrita, possuindo 5 parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação ou locação, movimento, orientação ou direcionalidade, expressão facial e corporal ou expressão não-manuais.
- Não são apenas gestos, eles expressam sentimentos, emoções, ideias ou conceitos abstratos.
Atividades
- Trabalhar as imagens dos animais em cartaz junto com a língua de sinais referente a cada um.
- Trabalhar com vídeos ensinando a língua de sinais referente a cada animal.
- Trabalhar com músicas infantis, como por exemplo: “A dona aranha”; “Atirei o pau no gato”; “O sapo não lava o pé”; “Borboletinha”; etc. Apresentado a música pela língua de sinais, usando adereços dos animais referente a música.
- Contação de histórias sobre os animais utilizando a língua de sinais. Sendo realizada a confecção dos animais, utilizando vários materiais diferentes para construção dos mesmos, como por exemplo: material descartável, papel, lápis de cor, tinta, etc. Para atuarem nas histórias.
- Realizar jogos, brincadeiras: jogo da memória, dominó, brincar de fazer sombras de animais na parede utilizando as mãos, etc.
- Realizar atividades com os animais que habitam no pátio da escola.
- Visita ao Zoológico e AquaRio
Conclusão
Portanto,
...