A Didática da Língua Portuguesa
Por: leinha123 • 2/11/2017 • Trabalho acadêmico • 478 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Didática da Língua Portuguesa
Tarefa – 01
Responda consultando o capítulo indicado ao final da questão.
1 - Quais são respectivamente o sujeito, o objeto e mediador na tríade da aprendizagem da Língua Portuguesa?(cap 1)
Aluno, língua e o ensino.
• O primeiro elemento dessa tríade, o aluno, é o sujeito da ação de aprender, aquele que age sobre o objeto de conhecimento.
• O segundo elemento, o objeto de conhecimento, é a Língua Portuguesa, tal como se fala e se escreve fora da escola, a língua que se fala em instâncias públicas e a que existe nos textos escritos que circulam socialmente.
• E o terceiro elemento da tríade, o ensino, é, neste enfoque teórico, concebido como a prática educacional que organiza a mediação entre sujeito e objeto do conhecimento
2 - “O que significa a afirmativa de que” a questão não é falar certo ou errado"? (cap 1)
A Língua Portuguesa, no Brasil, possui muitas variedades dialetais. Identificam-se geográfica e socialmente as pessoas pela forma como falam. Mas há muitos preconceitos decorrentes do valor social relativo que é atribuído aos diferentes modos de falar. E saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas. É saber coordenar satisfatoriamente o que falar e como fazê-lo, considerando a quem e por que se diz determinada coisa. Saber, portanto, quais variedades e registros da língua oral são pertinentes em função da intenção comunicativa,
3 - Que tipo de atividade de linguística estamos fazendo quando perguntamos:: O que você quis dizer com isso? (Cap 2):
Atividade epilinguística. Nas atividades epilinguísticas a reflexão está voltada para o uso, no próprio interior da atividade linguística em que se realiza.
4 – “Por que se afirma:" Podemos considerar a questão :gramática ou não gramática como uma falsa questão" ? (Cap 2)
É o caso, por exemplo, da gramática que, ensinada de forma descontextualizada, tornou-se emblemática de um conteúdo estritamente escolar, do tipo que só serve para ir bem na prova e passar de ano, uma prática pedagógica que vai da metalíngua para a língua por meio de exemplificação, exercícios de reconhecimento e memorização de nomenclatura. Em função disso, tem-se discutido se há ou não necessidade de ensinar gramática Questão verdadeira é: para que e como ensiná-la.
5 - O que se considera como recepção ativa? (Cap 2)
Uma prática fundamental de análise e reflexão sobre a língua, que tem relação com a produção oral e com a prática de leitura, é a recepção ativa, prática que, cada vez mais, torna-se uma necessidade, especialmente no que diz respeito aos textos veiculados pelos meios de comunicação de massa.
Tarefa-02
Escolha de objetivo e exemplo de atividade
Releia os objetivos de Língua Portuguesa para o aluno do Ensino Fundamental (Cap 3- p.18 a 20)
1
...