A Diversidade Cultural
Por: priscila24021987 • 4/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
PRISCILA APARECIDA ANDRIGUETTO RU 1003591
UTA- DIVERSIDADE CULTURAL / EDUCAÇÃO E TRABALHO - FASE I
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
PRISCILA APARECIDA ANDRIGUETTO RU 1003591
Trabalho apresentado a UTA- DIVERSIDADE CULTURAL / EDUCAÇÃO E TRABALHO - FASE I, no curso de Pedagogia, turma 2013/10 do Centro Universitário Uninter, tutor orientador: Bruna Arendt
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2014
Introdução :
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O presente estudo tem como objetivo principal uma reflexão em torno da educação de jovens e adultos (EJA), o conjunto de processos de aprendizagem , formais ou não formais, esses adultos desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências tanto técnicas quanto profissionais, a fim de atender suas necessidades e da sociedade.
A EJA atende alunos trabalhadores que não tiveram acesso ou ou não deram continuidade aos estudos na idade própria, a educação tem o papel de formar os educandos - trabalhadores para que possam aprender permanentemente, a refletir e agir com responsabilidade individual e coletiva, é é característica desta modalidade de ensino a diversidade do perfil dos alunos, tratando-se de idade, nível de escolarização, situação econômica e cultural, ocupações e motivos pelo qual procuram a escola.
A escola é o espaço em que os alunos desenvolvem a capacidade de pensar, ler e interpretar por meio da atividade reflexiva, portanto aparecem diversas situações problemas, no decorrer deste estudo sobre Educação de Jovens e Adultos, foi elaborada algumas problematizações referente a EJA, foi também elaborado um pôster científico do livro: ESSA ESCOLA CHAMADA VIDA, de Paulo Freire e Frei Betto, depois de uma leitura com as principais informações.
Esta proposta pedagógica justifica-se, pela existência deste público que por motivos diversos não frequentaram a sala de aula e que hoje esta fazendo falta para o mercado de trabalho, ou para satisfação pessoal, ou até mesmo pela necessidade em relacionar-se com o mundo moderno. Portanto ao longo desta leitura e pesquisa, pretende-se conhecer, refletir e analisar sobre a Educação de Jovens e Adultos.
ATIVIDADE I : ( PÔSTER CIENTÍFICO )
ATIVIDADE II
PROBLEMATIZAÇÃO ; LIVRO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Capitulo 1:
Um pouco de História da EJA no Brasil.
Quais são os grandes desafios da EJA para evitar as desistências nos dados atuais?
R: Os desafios são: investir na oferta da educação escolar, seja na disponibilidade de recursos, para que as pessoas possam continuar seus estudos, seja na formação e melhor remuneração da classe trabalhadora docente.
Síntese: Foi possível perceber os grandes desafios do EJA, para impedir o número de analfabetos no Brasil.
Capítulo 2 :
Legislação educacional e EJA no Brasil.
O que está anunciado sobre os conteúdos e as propostas pedagógicas para EJA no país e para que serve as diretrizes nacionais?
R: A proposta de uma educação básica para jovens e adultos, oferecendo um ensino de qualidade e professores capacitados para esse trabalho; As diretrizes tem como objetivo assegurar formação básica para crianças, jovens e adultos, mostrando seu papel na sociedade, em relação a cultura, política e diversidade.
Síntese: O estudo da EJA está baseado nas diretrizes curriculares nacionais, onde é possível observar as leis, os decretos e as portarias referentes a essas modalidades de educação brasileira.
Capitulo 3 :
EJA: Formação e prática do educador.
Quais são as dificuldades que o professor encontra no trabalho com os alunos do EJA? E quais a solução para estas dificuldades?
R: Em relação ao trabalho docente com esses jovens e adultos, as dificuldades decorrem do próprio despreparo, que os professores reconhecem em sua formação, O professor tem que estar sempre pesquisando e estudando para solucionar as dificuldades que encontra.
Síntese: As dificuldades acontecem porém o educador necessita estar em constante processo de formação, pois assim acompanhará as mudanças do seu tempo e poderá adotar uma postura de indagação diante do Mundo e dos conhecimentos com os quais trabalha na EJA.
...