A Diversidade Cultural
Por: cleusi • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
- INTRODUÇÃO
O texto a seguir tem por objetivo apresentar conceitos básicos da diversidade em geral, da diversidade histórica, linguística e cultural. No que diz respeito à educação, pretende-se abordar, de forma breve, o histórico que demonstra a construção do processo da inclusão social e suas diversidades.
Em relação à diversidade histórica, serão apontadas as mudanças no decorrer da história da humanidade, sua adaptação nos meios cultural e social.
Quanto à diversidade linguística, a abordagem será no que diz respeito à existência e a convivência de línguas diferentes.
No que abrange à diversidade cultural, trataremos do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando criar uma sociedade homogênea.
- DESENVOLVIMENTO
Imagem 1: A diversidade histórica
[pic 5]
Fonte: www.educador.brasilescola.com
Há vários, fatores que durante os séculos foram acontecendo e miscigenando a sociedade, formando desde então uma grande diversidade histórica.
Diversidade histórica é um conjunto de características próprias, de costumes, de crenças juntas em um só lugar. A história em nossa sociedade esta presente em nosso cotidiano, o Brasil ocupa um lugar de destaque, já que a mistura de povos é uma característica natural, mas a contribuição de cada raça para a formação da sociedade brasileira é diferente, isto está associado entre negros, índios e brancos, pois foi na chegada dos portugueses que se iniciou esta diversidade.
A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade étnica, sendo esta, produto de um processo histórico que inseriu num mesmo cenário três grupos distintos: brancos, índios e negros. Essa mistura favoreceu o surgimento de várias culturas, levando a construção de um país miscigenado, com várias faces, se tornando único marcado por diferenças e contrastes.
Podemos afirmar que, apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de caráter nacional.
Imagem 2: A diversidade linguística
[pic 6]
Fonte: www.foirn.org.br
Como podemos perceber na imagem acima, existem várias formas de variações linguísticas, mas no Brasil em especial, devido a sua grande extensão territorial se destacam as variedades regionais. Pode-se perceber a variação a todo o momento, no próprio meio em que vivemos.
A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos. É na língua que se apresentam refletidas as representações e construções de uma sociedade.
Considerando que as cidades de nossa região são formadas pela união de diversas raças e povos, é impossível ignorar que a diversidade étnica caracteriza nosso país.
As grandes mudanças de carácter linguístico e cultural operadas recentemente na sociedade portuguesa, em consequência do crescente número de imigrantes provenientes dos mais diversos países, têm-se feito sentir, com particular incidência, no ensino básico. Devido a essa importância, foi criado um projeto de investigação que permitisse conhecer com rigor, e tratar adequadamente, a diversidade linguística existente nas nossas escolas, procurando sensibilizar a comunidade escolar para a riqueza da capacidade de variação de línguas na escola, valorizar a linguagem dos alunos e criar linhas de orientação, bem como alguns materiais, capazes de melhorar a competência em língua portuguesa dos alunos de outras línguas maternas
Imagem 3: A diversidade cultural
[pic 7]
Fonte: www.prof.2000.pt
Entende-se por cultura tudo aquilo que o homem adquire ao longo do tempo, em contato com o meio social e que transmite às gerações vindouras.
A cultura é um conjunto onde se incluem os conhecimentos, as crenças, a arte, o direito, a moral, os costumes e outras aptidões que o homem adquire como membro de uma sociedade.
Povos diferentes, como nos mostra a imagem, manifestam comportamentos culturais desiguais em relação a uma mesma situação. As diferenças culturais manifestam-se de várias maneiras. A linguagem, a religião e as artes são os indicadores que mais facilmente se reconhecem, mas, para além destes, existem outros aspectos que ajudam a estabelecer as diferenças culturais.
...