A Diversidade cultural no âmbito escolar
Por: Arletepity • 12/4/2018 • Resenha • 469 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
[pic 1]
ARLETE CATARINA DE LIMA CARDOSO
PEDAGOGIA- 2ª GRADUAÇÃO
RA 8005841
PROFª: ANA MARIA TASSINARI
Diversidade cultural no âmbito escolar
Na era contemporânea, a palavra cultura tem sido muito discutida e abordada, todos os povos possuem uma cultura, com uma diversidade rica em suas próprias características, costumes, crenças, hábitos e tradições, construídos durante a sua história. E nessa diversidade de valores as culturas consideradas “diferentes”, rótulo imposta por uma sociedade conservadora, sofrem os preconceitos e discriminação, sendo excluídas através de uma atitude de rejeição sendo julgada como um povo diferente.
É preciso rever certos padrões impostos pela sociedade como as formas éticas e estéticas formais. E no âmbito escolar inicia o trabalho da igualdade de valores, respeitando a diferença e a história de cada individuo. As discussões do multiculturalismo no espaço- escola tem que ser contínua trabalhando direto o “X” da questão, uma diversidade que englobam adultos e crianças.
Através de didáticas educativas é preciso trabalhar para que o “diferente” seja visto igual a todos, cabe à escola o papel de formar cidadãos no âmbito pessoal, profissional e social.
Os desafios são grandes, as escolas estão abarrotadas de crianças com as mais diversas histórias e culturas, e saber lidar com essa diversidade, trabalhar que raça, religião, etnia, nível sócio econômico, etc. não são inferiores e nem superiores, mas são as formas que muitos povos relacionam-se com seu grupo.
O professor terá o papel de interagir sobre a cultura e a múltipla diversidade em sala de aula, mas deverá inserir atividades que geram interesse no aluno de buscar mais o conhecimento sobre essa diversidade. Através do diálogo o professor trabalhará o respeito com cultura do próximo, ouvindo e dialogando com cada um, sem preconceitos e totalmente imparcial.
Para Vygotsky, “as crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro”. O professor é o mediador entre seus alunos e através dessa troca de experimento as crianças tomam conhecimento da realidade social e cultural do outrem.
Envolver escola e família através de palestras, teatros, festas com culturas diversificadas, desenvolvendo uma atividade educativa que ambos contribuem para que o respeito floresça entre todos contribuindo para uma nova sociedade com olhares desprovidos e compressores de que toda cultura é digna de ser respeitada, entendendo que não há a melhor e nem a pior.
A diferença cultural é um meio que a escola e professor podem recorrer para um enriquecer o conhecimento do aluno, e que o mesmo pense, analise e respeite o grupo oposto, tendo então um objetivo alcançado pelo âmbito escolar, o qual está em formar cidadãos que fazem a diferença e tenham uma caminhada de sucesso.
Referências Bibliográficas
Leite, Maria Aparecida. Diversidade cultural no contexto escolar. Disponível em http://dspace.bc.uepb.edu.br/ . Acesso em 22/09.17.
SOUZA, Jefferson Santos. Escola e diversidade cultural. Disponível em http://webartigos.com. Acesso em 14/09/17.
...