A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Vivi Quaresma • 15/11/2022 • Projeto de pesquisa • 2.493 Palavras (10 Páginas) • 102 Visualizações
Vivências Educativas: A importância da ludicidade na educação infantil.
Acadêmicos¹ Daiana Machado Sardinha
Daiany dos Santos
Maria Izabel Moraes Vilhena
Vivianne Quaresma Pantoja.
Tutor Externo² Rosilene Silva
RESUMO
A pesquisa vai tratar das vivencias educativas, com o tema “a importância da ludicidade na educação infantil”, o lúdico é um grande facilitador na aprendizagem das crianças, o objetivo apresentação em sala de aula é buscar explicar com clareza a importância do lúdico, como também mostrar a facilidade da utilização da ferramenta para um melhor desenvolvimento. Jogos, brincadeiras, brinquedos e músicas, todos já fazem parte do cotidiano de uma criança.
Pois estão presentes na vida das crianças desde seu inicio, sempre buscando mostrar à comparação, a diferença, a igualdade, os movimentos com várias maneiras de chamar a atenção de uma criança.
Palavras-chave: Lúdico, ludicidade, jogos e brincadeiras.
1. INTRODUÇÃO
Iniciam-se na educação infantil os primeiros passos de uma criança, e ali que ela terá os primeiros conhecimentos, o contato com o novo e a se socializar, a dividir, a interagir com os demais, o cuidado com alimentação, higiene e proporcionando também lazer e educação.
Tendo em vista isso, iremos tratar do facilitador da aprendizagem nessa fase que é tão importante na vida da criança, o lúdico junto com a música no planejamento do profissional da educação. Será um grande facilitador para o professor e de grande aprendizagem e conhecimento para o aluno.
Entendemos que por meio dela há uma grande satisfação da criança ao aprende-la assim lhe dando prazer nas necessidades e desejos particulares, dando uma direção a criança na maneira que ela reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói.
Destacamos o lúdico como a melhor e mais eficaz maneira de desenvolver uma atividade para as crianças, com a brincadeira ela acaba se deixando levar para um mundo desconhecido onde ela começa a descobrir as maravilhas que existe ali.
O lúdico na educação infantil é de suma importância porque proporciona uma aprendizagem interativa e prazerosa, pois através do mesmo a criança aprende brincando. O lúdico com sua maneira de ensinar acaba dando a chance de aprender sem aquela cobrança dos métodos de ensino comuns, o ensino se torna melhor e prazeroso para as crianças.
Com a pratica do lúdico na educação das crianças acaba acontecendo de forma eficiente quando elas são incentivadas a vivenciarem experiências diversificadas. Por meio de variados estímulos as capacidades cognitivas e físicas alcançam níveis de desenvolvimento extremamentes positivos.
Por isso a importância do preparo de um professor, pois ele que vai inserir a ludicidade em suas aulas, é preciso que eles saibam conciliar as brincadeiras aos conhecimentos pedagógicos, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão para a criança.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A ludicidade passou a ser uma necessidade no processo de ensino ela está diretamente ligada com o desenvolvimento das crianças em sala de aula na educação infantil, é através de jogos, brinquedos, músicas e brincadeiras que a criança pode se expressar, utilizar esses recursos é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases na Educação:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade. ( BRASIL, 1996 apud BACELAR 2009, p. 23).
Utilizar a ludicidade como forma de aprendizagem, está muito além da diversão, ela possibilita e estimula a autonomia, criatividade e expressão pessoal, além de ajudar na relação do professor e aluno. De acordo com Kishimoto (2002, o.146)
“Por ser uma ação e mantida pela criança a brincadeira possibilita a busca de meios pela exploração ainda que desordenada e exerce papel fundamental na construção de saber fazer”.
A ludicidade é uma forma da criança, de aprendere se desenvolver, e de ter o conhecimento da cultura de uma forma instigante, prazerosa e ao mesmo tempo eficaz para o desempenho escolar das crianças, além de despertar o seu interesse para as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula, tornando-a assim mais participtiva em sala de aula.
Cabe ao docente transformar o ambiente escolar em algo interessante, inovador e transformador, o docente têm papel fundamental na criação desses espaços lúdicos, o lúdico deve fazer parte do dia a dia da escola. De acordo com SILVA (2019), o educador tem o papel de mediador. Para ROCHA (2017) O professor é o mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e proporcionando espaços e situações de aprendizagem.
De acordo com Rocha, educar é acima de tudo uma inter- relação entre os sentimentos, os afetos e a construção de conhecimento dos educandos e o professor tem papel fundamental na sua formação e, em especial na Educação Infantil.
[pic 1]
Link de acesso: https://www.bing.com/images. Acesso em 01/07/2022.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Os jogos e as brincadeiras são experiências, vivenciais prazerosas. Assim também a experiência da aprendizagem tende a se constituir em um processo vivenciado prazerosamente. A escola, ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um bom conceito de mundo, em que a afetividade é acolhida, a sociabilidade vivenciada, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.
Enquanto a aprendizagem é vista como apropriação e internalizarão de signos e instrumentos num contexto sociointeracionista, o brincar é a apropriação ativa da realidade por meio da representação. Desta forma, brincar é análogo a aprender.
...