A Educação Lúdica
Por: Aparecida Dos Santos Costa • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ana Lúcia G.B. Sobrinho. Ra 692339495
Aparecida S.C. L. Pereira. Ra: 6789388836
Elaine Ap.V.P.Martins Ra 7973722238
Eleni Ap. Pedroso Ra: 6788364759
Risieli Ap. Botassini: Ra: 69284155720
ATTPS: “PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM”
PEDAGOGIA: 3º Semestre
Santa Bárbara D Oeste/ SP
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ana Lúcia G.B. Sobrinho Ra: 692339495.
Aparecida S.C. L. Pereira Ra: 6789388836
Elaine Ap.V.P. Martins Ra: 7973722238
Eleni Ap. Pedroso Ra: 6788364759
Risieli Ap. Botassini Ra: 6928415720.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Psicologia da Aprendizagem e da pedagogia do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora á Distância Sandra Márcia Fernandes Pedagoga e da tutora presencial Sandra Márcia Fernandes Pedagoga.
Santa Bárbara D Oeste / SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................4
2. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA................................................5
3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM.......................................................6
4. COMO ESTIMULARA A MENTE......................................................7
5. POTENCIALIDADE AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL..........8
6. CONCLUSÕES FINAIS......................................................................11
7. BIBLIOGRAFIA..................................................................................11
- INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos abordar o tema da psicologia na aprendizagem, percebemos que a mesma possibilita a criança de aprender, planejar, direcionar e avaliar suas ações.
Nesse processo a vezes cometem alguns erros, refletindo e buscando maneiras de corrigi-los, através do convívio social se criam condições e consciência de distinguir as propriedades objetivas da realidade.
O estudo é muito importante para o desenvolvimento humano, do nascer ate o final da vida, nos dando visão de como tratar o individuo, a preocupação de transmitir os valores morais e sociais do seu dia a dia.
Para que não haja duvidas na construção dos seus próprios valores, esses estudos podem oferecer demonstrações e estímulos sem atrapalhar o desenvolvimento da mesma.
- CONTRIBUIÇOES DA PSICOLOGIA
Analisando a importância da psicologia na educação percebemos que a mesma possibilita a criança de aprender, planejar, direcionar e avaliar suas ações, mas ao longo do processo ela comete alguns erros, refletindo sobre eles, enfrentando a possibilidade de corrigi-los, experimentando alegrias, tristezas, períodos de ansiedades e de calma, tratando de buscar consolo em seus semelhantes, não concebendo a vida em isolamento, facilitando a convivência com as pessoas, a tolerância e a paciência, nos ajuda a entender o comportamento humano e a respeitar as diferenças.
Através do convívio social que se criam as condições para o aparecimento da consciência, que é a capacidade de distinguir as propriedades objetivas e estáveis da realidade. Os homens se organizam para alcançar determinados fins através do trabalho, respondendo aos impasses que a natureza coloca á sobrevivência, sendo assim, usam do conhecimento acumulado por gerações e criam a partir do trabalho outros conhecimentos.
A psicologia como contribuição para a prática educacional deverá analisar três vertentes que compõem a psicologia como forma de contemplação da ação proposta para o desenvolvimento, através do qual o indivíduo constrói ativamente as relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características, mas para isso é preciso que ocorra atividade por parte do sujeito, sendo necessária a formação de ações e operações motoras e mentais a qual se dá da interação do individuo com o mundo social.
Sendo assim, a psicologia da aprendizagem, aplica á educação e ao ensino, buscando mostrar através da interação entre professor e alunos e entre os alunos que é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.
Por outro lado a psicologia busca compreender o processo evolutivo do ser humano o que o sustenta, o que finaliza e seus processos mentais que passam pela sensação de emoção, percepção, aprendizagem e inteligência.
A psicologia é uma disciplina que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilite construir seus saberes e fazeres docentes,
partindo das necessidades e desafios que o ensino lhes coloca no cotidiano, recaindo sobre si o compromisso de aperfeiçoamento profissional de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e
psicossocial do aprendiz, sendo resultante desse dialogo entre as três instâncias que são: A realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.
3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM
[pic 2]
- COMO ESTIMULAR A MENTE
Tudo acontece em nossa mente, o sistema nervoso central é a sede fonte de nossa inteligência. Nele guardamos conhecimentos, sentimentos, percepções e segredos; através do sistema nervoso que inclui os órgãos sensoriais, é possível captar mensagens do ambiente e interpreta-las e, então demonstra-las em movimentos.
...