A Educação de Jovens e Adultos
Por: larissasf8 • 27/11/2021 • Trabalho acadêmico • 999 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
Educação de Jovens e Adultos
QUESTÕES NORTEADORAS COM BASE NOS TEXTOS:
STRECK, Danilo R. et al. Educação Popular e Docência. São Paulo: Cortez, 2014. pp. 29-50.
FEITOZA, Ronney da Silva. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos: eixos históricos e aproximações conceituais. FACED/UFAM-NEPE, 2016. (mimeo).
1. Estudo e identificação histórico-conceitual do termo popular no campo da educação, considerando os contextos que o significam. Após a leitura, responda:
a) Que diferença(s) você encontra entre o conceito de popular apresentado por Streck (2014), ao citar a Roma Antiga/história da educação no período dos jesuítas e o conceito exposto por Brandão (1980), com base nas contribuições dos movimentos de cultura popular iniciados nos anos 1950?
A principal diferença apresentada é que no conceito exposto por Brandão popular refere-se às minorias marginalizadas, já no de Streck refere-se a povo e exclui as minorias (plebe, escravos e indígenas).
2. Quais relações, aproximações e diferenciações, podem se fazer entre educação para o pobre, educação para o povo, educação do povo e educação do e com o povo?
As principais características é qual o sentido/finalidade que essa educação possui. Se a educação tem a finalidade de influenciar/auxiliar no crescimento das pessoas que a consomem ou se ela tem a finalidade de manter as pessoas nas mesmas situações em que se encontram.
3. Por que, de acordo com Brandão, (1980) o termo educação popular deve ser articulado ao sentido político e de classe? A partir de sua compreensão de sujeito inserido em uma determinada classe social, que aspectos diferenciam a concepção de educação proposta por Brandão e a concepção de educação tradicional?
Brandão afirma que a educação popular está interligada com o sentido político e social. Acredito que a maior diferença que podemos observar é a finalidade da educação. Na educação tradicional temos um ensino que não proporciona alternativas de ascensão social por meio dela, de melhoria da realidade.
4. Tomando por base os argumentos de Streck (2014), presentes nos parágrafos 1º e 2º da página 33 (início na página 32 em "Também encontramos...), responda:
a) Pode se dizer que educação de cunho populista é o mesmo que educação popular? Explique.
Não, pois a educação populista era assistencialista, já a educação popular tinha um cunho mais libertador.
b) O acesso a políticas públicas educacionais faz parte das lutas por uma educação popular ou o alcance dessas políticas basta para se garantir uma educação popular na escola pública?
Responda tomando por base a concepção de educação popular defendida pelo autor em seu texto.
O acesso a políticas pública educacional faz parte da luta por uma educação popular, podemos ver isso na página 33 onde o autor fala que a educação oferecida como popular significa o mesmo que educação estatal pois nem todas possuem essa finalidade emancipatória que a educação popular busca.
5. A partir do texto, faça uma lista de termos, palavras ou expressões que devem fazer parte da educação popular e de seus objetivos, defendidos por Streck (2014), identificando a página onde tais termos foram encontrados.
Processos de libertação, emancipatória, Crítica e Dialógica (Página 33).
6. Sobre as experiências educacionais na América Latina, o autor discorre acerca de várias vozes que contribuíram para a inserção de uma educação popular nessa região. Que características podemos destacar dessas experiências no que concerne a essa educação alternativa para a América Latina?
7. Ao fazer as leituras de Streck (2014) e Feitoza (2016) vemos referências à Educação Popular como questionadora da educação formal vigente. Que críticas à educação formal podem ser identificadas nos textos, tendo como eixo a perspectiva da educação popular?
...