A Educação para Jovens e Adultos
Por: Nathalia_L • 9/9/2018 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
O texto nos conta sobre a EJA (Educação de Jovens e Adultos) que é a modalidade de Educação sobre à qual muito se tem discutido nos últimos tempos por diversos educadores e pesquisadores.
Impõem-se direitos e igualdade a todos e a todas por meio de legislações, as quais todas as pessoas que não receberam educação primária ou não concluíram o ciclo da educação básica devem ter acesso a esse direito. Apesar desse direito, as desigualdades permanecem, pois agir com igualdade é tratar as pessoas nas suas diferenças e especificidades, ou seja, tratar igualmente. Então, favorecer o acesso à escola a pessoas que viveram uma trajetória escolar complicada, que ao retornarem à escola devem contar com a sua própria força de vontade, não é o suficiente para garantir esse direito.
A autora defende ainda que, mesmo com a generalização do atendimento, o acesso não é o suficiente para dar conta do aprendizado do ler e escrever e que os fundamentos das práticas pedagógicas permanecem reproduzindo modelos culturais de classes sociais diferentes dos alunos, produzindo o fracasso escolar e a chamada “evasão” (retirada), fazendo com que, ainda hoje, mesmo que cheguem ao final, não dominem a leitura e nem a escrita. Nesse sentido, deve oferecer a esses alunos, jovens e adultos, uma educação de qualidade, de forma que atenda às necessidades de aprendizagem para que os conhecimentos adquiridos na escola possam facilitar uma visão libertadora, com o objetivo de vencer tudo aquilo que os impede de crescer.
Com isso, concluí-se que independente das leis impostas para esse modelo de educação para jovens e adultos, ainda está distante de ser o que deveria, pois além de não encorajar essa parte da população a concluir seus estudos, não proporciona qualidades para que realmente seja realizado de forma adequada.
...