A Educaçao e Diversidade Cultural
Por: pamellaanny • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.350 Palavras (10 Páginas) • 1.891 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL – 50h
[pic 3][pic 4]
O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).
Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: DIÁLOGO NECESSÁRIO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
- Argumente sobre a teoria crítica-reprodutivista, abordando os conceitos de capital cultural, social e econômico. (Pesquise em outras fontes)
RESPOSTA: Na escola, ou em qualquer ambiente que se pretenda educativo, as idéias dominantes serão aquelas que favoreçam ou atendam os interesses capitalistas.
Seria a critica ao modo de desigualdade em que se aplica o modo de aprendizagem.
Essa teoria considera que o espaço escolar e a própria educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere.
Bourdieu representa um modo de diferernciar o aluno.
Capital cultura: Seria a herança do aluno a bagagem trazida de herança genética
Capital social: o convívio social em que vive a criança no meio de pessoas bem vida.
Capital econômico: seria a criança que nasce em uma família com melhores condições financeiras que podem proporcionar a ela um estudo melhor.
- Por que Bourdieu considera o sistema de ensino um legitimador das desigualdades e perpetuador da estrutura social e qual a contribuição de suas ideias para a valorização da diversidade no ambiente escolar?
Resposta: para bourdieu a classe social tem influencia na aprendizagem e no ensino da criança, pois não podemos comparar uma criança que frequenta uma pre-escola boa bem qualificada, com uma criança que não frequenta, pois a aprendizagem e modo social são bem diferentes.
Para bourdieu a escola deveria ignorar as desigualdades sociais e os tratar todos iguais, pois hoje em dias os professores não percebem essa grande seigualdade, pois oque precisamos é que todos sejam tratados da mesma forma sem diferenças sócias.
- Diferencie e exemplifique cultura e etnicidade.
Resposta :
Cultura são hábitos ideias, um modo de viver de todos de um povo.em nosso meio toda sociedade existe cultura.
Já etnicidade são a mesma cultura de um povo so que dentro dessa cultura existe um grupo de pessoas com outros ideias, como se existisse uma colônia diferente dentro do grupo de pessoas.
4.Compare e explique os conceitos: preconceito, etnocentrismo e eurocentrismo.
Respostas :
Etnocentrismo é a avaliaçãoque alguém faz as pessoas de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, é julgarmos algo ou alguém por ser diferente de.Por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico
eurocentrismo é avaliar a aparência física de alguem, as ideias, os costumes, comportamentos, as religiões, como superiores em relação aos seres humanos, culturas e
civilizações das outras regiões do mundo.
Pois o preconceito é uma acao ou atitude de nossa vida a descriminar o outro se achando superior.
5.Explique os três pressupostos apresentados no fascículo como alternativa para as mudanças necessárias em prol do respeito e da valorização da diversidade:
Reconhecer → Compreender → Valorizar
Resposta:
Reconhecer que a escola ela aumenta os preconceitos que existe na sociedade, tanto aumenta como reproduz esses preconceitos. Também compreender que discriminação sempre aconteceu no meio social, ainda acontece e sempre vai acontecer para todos já se tornou algo normal.
Valorizar fazer com que todos se sintam iguais. Valorizar todas as culturas.
6.O que significa educar para a diversidade? Responda, apresentando estratégias que contribuam para a superação da exclusão no ambiente escolar.
Resposta: Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos respeituosos.
Propor trabalhos em grupos,
acomodando os diferentes tipo de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade para todos mediante currículos apropriados, modificações organizacionais, estratégias de ensino, recursos e parcerias com a comunidade.
☞ Questões para saber mais e para os exames
- Segundo Florestan Fernandes, o sistema escolar brasileiro não assimila as necessidades práticas da sociedade. Você concorda ou discorda? Justifique.
- “O sistema escolar ainda dissemina um saber cultural e social de cunho eurocêntrico, que não dialoga com outros saberes culturais, isto é, a nossa formação escolar etnocêntrica, em conjunto com outras questões, não permite a valorização dessa pluralidade cultural”. Você concorda ou discorda desta afirmação? Justifique.
- Como se configuram os discursos homogeneizadores, na atualidade?
- O que são identidades híbridas? Como se configuram?
- Como superar o eurocentrismo na educação escolar?
UNIDADE 2
DA DIVERSIDADE AO RACISMO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
...