A Educação de Jovens e Adultos
Por: Ellen Karolina • 7/5/2023 • Trabalho acadêmico • 995 Palavras (4 Páginas) • 66 Visualizações
A Educação de Jovens e Adultos – EJA – é uma modalidade de ensino para pessoas que não tiveram acesso ou interromperam a escolarização na idade apropriada.
Segundo as estatísticas sociais a EJA, é esse modelo de educação reparadora e inclusiva diante dos altos índices de evasão e repetência, auxiliando para amenizar o analfabetismo e a falta de formação média no Brasil (FRIEDRICH et al., 2010).
A escola tem um papel social quando se trata de potencializar vínculos sociais e desenvolver habilidades físicas e cognitivas, no entanto existem obstáculos que fazem com que os jovens acabem não dando continuidade aos estudos.
Diversas situações podem ocorrer para motivar o abandono e evasão escolar, como: gravidez, falta de conexão com os conteúdos escolares, e também grande parte a necessidade de poder trabalhar para garantir uma renda a família, como aponta Neri (2009), que a evasão ou o abandono escolar estão intimamente relacionadas com a questão da dificuldade financeira em grande parte das famílias brasileiras e levam ao trabalho infanto juvenil e de adultos que prejudicada e faz romper a oportunidade de melhores níveis educacionais, resultando em prejuízos quanto a formação para o mercado de trabalho.
Existe uma idade que seria o ponto para evasão escolar no Brasil, essa idade acontece mais ou menos com 13 anos de idade, a proporção na escola chega a 97% e essa proporção cai quandose trata de jovens de 16,17 e 18 anos. O pico da evasão escolar está entre 14 e 18 anos.
Temos por objetivo analisar os altos índices de analfabetismo no País, buscando através de pesquisas quantitativas e qualitativas demonstrar essa seria situação que passa a educação Brasileira, através dos tempos de forma repetida e independente dos governos estabelecidos a situação continua preocupante.
Pretendemos de forma embasada em nossos referencias teóricos, buscar e sugestionar novas e antigas formas para mitigarmos essa enorme diferença social, como por exemplo de Paulo Freire e sua pedagogia do oprimido buscando mostrar a necessidade do cidadão sintonizado com seus direitos para poder cobrá-los, para que entendam que o que os afasta e impede cidadãos não só de se graduarem de forma mínima e básica, mas também de estarem qualificados para melhores oportunidades de emprego; sendo o EJA essa ferramenta para o Aluno se tornar mais apto para o trabalho e vida social dignas de garantia de direitos estabelecidos em constituição.
DESENVOLVIMENTO
A EJA é uma modalidade de conquista social, mas a evasão vem contribuindo para o esvaziamento das salas de aula da escola, a evasão é um dos maiores problemas no desenvolvimento do aluno jovem ou adulto que, por diversos fatores, internos e/ou externos à escola, foram levados ao abandono escolar.
Partimos de uma situação inicial de atraso escolar anterior devido a não possibilidade de continuação do aluno em manter seus estudos e por necessidades financeiras acaba tendo de optar pelo trabalho até por uma questão de sobrevivência, ao tentar voltar para sala de aula no EJA e retomar sua situação escolar o aluno depara-se com sua dificuldade inicial em manter sua caminhada escolar pelos mesmos problemas iniciais tempo, trabalho, família, transporte entre outras situações; como podemos observar na referência teórica e diante de tudo o que foi exposto evidencia-se que a evasão escolar na EJA é motivada por diversos fatores, tais como: dificuldade para conciliar o tempo de estudo e do trabalho, o cansaço físico e também o desinteresse dos educandos pelos estudos, porém, é inegável que esse abandono dos estudos é prejudicial para o aluno e para sociedade em geral.
Além de um estudo bibliográfico realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola estadual do sul de Minas Gerais, com 18 alunos que responderam a um questionário e suas respostas foram transcritas e analisadas, utilizando a análise de conteúdo temática.
Desta análise emergiram 17 categorias temáticas que foram cadastradas como códigos mostrando vínculo entre estes códigos e as respostas em 72 segmentos. Os códigos levantados foram: a necessidade de trabalhar (12%); dificuldade na organização do tempo (11%); conclusão
...