A Educação de jovens e adultos
Por: 102030ro • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.567 Palavras (11 Páginas) • 303 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA 3º SEMESTRE
ANA BETRIZ DO ESPIRITO SANTO LIMA RA : 1392513403
ANDRESA DE PAULA CANDIDO RA:1388693703
EDICÁSSIA RODRIGUES DA CRUZ BENTO RA : 146014603
RITA DE CASSIA MONTEIRO DE MOURA RA: 1354468603
ROBERTA SILVA SOUZA RA :1385374102
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
São José dos Campos
2018
ANA BETRIZ DO ESPIRITO SANTO LIMA RA : 1392513403
ANDRESA DE PAULA CANDIDO RA:1388693703
EDICÁSSIA RODRIGUES DA CRUZ BENTO RA : 146014603
RITA DE CASSIA MONTEIRO DE MOURA RA: 1354468603
ROBERTA SILVA SOUZA RA :1385374102
EIXO TEMÁTICO: A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Metodologia Científica, Educação de Jovens e Adultos, História da Educação; Educação Formal e não Formal, Didática, Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula.
Profs: Thiago Viana Camata, Vilze Vidotte Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Jacqueline Rodrigues Gonçalves, Natália Gomes dos Santos, Okçana Battini/ Renata de Souza F. D. Almeida
Tutora eletrônica: Suzy Gomes Fenimam Borges
Tutora de sala: Janine Lara Pereira de Almeida
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2018
SUMÁRIO
Sumário
Introdução 3
Proposta de atividade5
Considerações finais8
Referências..............................................................................................................9
1.Tema:
A GRANDE VALIA DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTO.
2. INTRODUÇÃO*
Os objetivos específicos da nossa disciplina Educação de Jovens e Adultos: fundamentos e metodologias estão voltados à análise do percurso histórico dessa modalidade de ensino e seus desdobramentos como conquista de um direito do cidadão brasileiro, tema que se tornou importante para a nação brasileira quando o analfabetismo foi considerado uma doença nacional, aparecendo na pauta das políticas públicas a partir de então. Estudaremos os movimentos sociais que se voltaram ao atendimento dos analfabetos, as campanhas de alfabetização, o trabalho desenvolvido em parceria pela sociedade civil e poderes públicos, que resultou na movimentação com ramificações em todo o território nacional por essa Educação.
A presente disciplina aborda a Educação de Jovens e Adultos, que é definida e caracterizada como uma modalidade de ensino de acordo com a Lei nº 9394, de 1996, que versa sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Essa modalidade de ensino é também conhecida como ensino supletivo, nome atribuído pela antiga LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 5.692/71.
. A Educação de Jovens e Adultos tem como referência uma educação que promova a relação, sem hierarquização e sem preconceito ou discriminação entre pessoas com diferenças de cultura, etnia, cor, idade, gênero, orientação sexual, ascendência nacional, origem e posição social,profissão, religião, estado de saúde, opinião política ou qualquer outra
questão. De acordo com o texto acima, a Educação de Jovens e Adultos tem
como princípio no entanto ,Resgatar as funções reparadoras, equalizadoras e qualificadoras da educação é muito importante e de grande valia para os jovens e adultos no mundo atual contemporâneo.
A educação de jovens e adultos é um campo de praticas e reflexão que inevitavelmente transborda os limites da escolarização em sentido estrito, pela seguinte razão, Porque abarca processos formativos diversos, onde podem ser incluídas iniciativas visando a qualificação profissional. Uma breve retrospectiva da trajetória da EJA, no Brasil, permite observar que a escolarização de jovens e adultos , e tornou-se objeto de atenção dos governos brasileiros a partir do momento em que os altos índices de analfabetismo passaram a ser divulgados internacionalmente.A educação jovens e adultos(EJA) ainda e vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve a oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo ee outro tiveram o desprazer de abandonar a escola .
3. DESENVOLVIMENTO
Paulo Freire , no texto educação jovens e adultos ,vem transformando a compreensão que tínhamos dela , porem a compreensão critica dos educadores do que vem ocorrendo na cotidianidade do meio popular e que influencia o cotidiano das atividades pedagógica, e os próprios conteúdos a serem ensinados não podem ser estranhos a essa cotidianidade. Porem a capacidade e curiosidade do educador frente ao alunos da educação jovens e adultos , reveladas pela observação cuidadosa de quem são seus alunos.
Alfabetizar jovens e adultos tem sido um desafio para o sistema educacional brasileiro, pois ainda constatamos a existência de pessoas adultas pouco ou não alfabetizadas. Essa constatação fere um dos principais princípios do direito à cidadania, que é o direito à Educação Básica, em qualquer idade e para toda a vida
Como por exemplo: A problematizarão das realidades do camponês e do índio é condição para se iniciar a alfabetização, colocando-os assim como sujeitos do processo.
Ninguém é analfabeto por livre escolha,mas como conseqüência das condições de dominação em que se encontra no mundo social em que vive , e tem certa situações o que faz com que passa despercebido muita oportunidade e que o deixa passar sem se quer ver.
Vale ressaltar que a função social da escola é a formação de indivíduos críticos e criativos que possam exercer plenamente a cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade.
5. Objetivos *
O objetivo específico é apresentar a Educação de Jovens e Adultos que necessitam da freqüência regular à escola para a formação intelectual e para a socialização.e esse é o intuito da educação jovens e adulto a contribuir para a melhoria na educação e preparatória para o mercado de trabalho., no entanto o objetivo da escolas do EJA é sempre ter o melhor para os jovens a ter o desenvolvimento intelectual e com a ajuda do gestor educacional a impor disciplinas para o processo de alfabetização muitas vezes a capacidade de interpretar e aprender com os textos está diretamente ligada àquilo que o indivíduo conhece antes do ato da leitura como por exemplo:
...