A Educação na Roma Antiga
Por: Tamires França • 19/4/2021 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
A Educação na Roma Antiga – Momento Assíncrono (11/02/2021)
aspectos característicos dessa sociedade, das práticas educativas, modelos pedagógicos e formas de organização da escola.
Roma veio elaborando um modelo próprio de civilização, economia, Estado e de cultura, com características originais e dotado de grande capacidade expansiva. A civilização de Roma era marcada por uma cultura altamente tradicionalista, pelo intercâmbio de mercadorias agrícolas, pela constituição de latifúndios, por um estilo de vida frugal e por uma religiosidade ligada à terra, às estações e à produção agrícola.
Foram criados modelos de pedagogia estreitamente ligados ao saber que se manifesta como mais universal e mais autônomo, o saber universal. São pedagogias ligadas ao estoicismo, à Paidéia retórica, à concepção enciclopédica do saber.
As escolas são apenas de gramática-retórica, da classe dirigente e funcional para o seu papel de domínio social e escolha política e militar. Para os grupos inferiores, as escolas eram técnicas e profissionalizantes
A todo momento o próprio texto faz um paralelo entre as experiencias dessa sociedade e a sociedade anteriormente estudada. Com relação a educação, o autor traz que o modelo de Roma tem forte influência da Grécia quando destaca que “não são vozes originais, já que retomam amplamente temas e aspectos culturais greco-helenisticas” (p. 111)
O texto também nos traz que em Roma a escola é apenas de gramática-retórica, dirigente e funcional para o seu papel de domínio social e escolha política e militar. Para os grupos inferiores, as escolas eram técnicas e profissionalizantes. Na Grécia, o trabalho manual havia sido desprezado e por isso, confiado aos escravos. Já em Roma, os artesãos foram homens livres
Frugal, estoicismo, estóica,
...