A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TEMA DA ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR
Por: potsugua • 6/11/2019 • Relatório de pesquisa • 410 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
FACULDADE ESTACIO DE SÁ
PEDAGOGIA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TEMA DA ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR
VALDINEA DA SILVA SANTOS
MATRICULA 201907316914
RESENDE, 18 DE OUTUBRO DE 2019
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de apresentar a a Proposta de Pratica Componente Curricular, realizada na Creche Municipal Augusto Borges Rodrigues, situada na Rua dos Médicos,s/n, bairro de Penedo, município de Itatiaia, Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de outubro de 2019. A creche atende crianças de 6 meses a 4 anos de idade, em período integral. A professora entrevistada chama-se Luara Azambuja, possui nível superior completo, na modalidade de pedagogia, é professora concursada há 5 anos, nesta unidade de ensino, as turmas avaliadas são de maternal, com faixa etária de 2 a 4 anos de idade.
OBJETIVOS
Refletir sobre as relações de aprendizado, existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos apreendidos nas aulas.
ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA
Ensinar é uma forma sistemática de transmissão de conhecimento pelas pessoas para instruir seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escola, facilitar ao aluno o acesso ao conhecimento por meio do pensamento critico.
Os procedimentos de ensino são escolhidos de acordo com a rede, temos planejamento semanal, trabalhamos muito com material didático, leitura, atividades, etc.
Me baseio em alguns teóricos sim, como Jean Piajet, Henri Wallon, Lev Vygotsky.
Trabalhando a parte afetiva, motora e cognitiva, colocando a acriança como centro de tudo, ensinando a afetividade que na educação infantil é muito importante.
As relações interpessoais na sala de aula acontecem satisfatoriamente, tanto por parte do professor como do aluno. Em situações conflitantes a professora entra como mediadora, tentando entender o que aconteceu e fazer com que ambos se entendam e se respeitem.
RELATORIO
Com a filosofia conseguimos identificar o motivo pelo qual as coisas mudam, porque não é o suficiente ter um conhecimento técnico e/ou especializado, mas é essencial ter o que chamamos de conhecimento global para que assim possamos compreender melhor o mundo no qual estamos inseridos.
Podemos dizer também que a filosofia é uma espécie de educação que tem ultrapassado as fronteiras cognitivas e todos os outros conhecimentos adquiridos convencionalmente, pois ela nos leva a refletir sobre tudo, a questionar, a debater e até a oferecer soluções.
A filosofia nos faz sair da escuridão do comodismo e ir encontrar a luz da sabedoria das soluções. Ela nos faz entender o que é tido como inútil e perceber com clareza o que é útil. A filosofia serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia, na ciência, nas artes, na religião, etc.
...