TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONCEITOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

Por:   •  19/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

O modo de viver e pensar se transformou devido ao avanço   das   comunicações,   proporcionado   pelos   avanços científicos   e   tecnológicos. E nos dias de hoje com todo esse avanço, o professor precisa rever os métodos pedagógicos e se aprofundar nessa nova era cultural e processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais.

A   necessidade   de   repensar   a   formação   docente   se   impõe principalmente   no   momento   em   que   o   trabalho   dos   professores   se   torna indispensável   na   sociedade   contemporânea,   em   seu   papel   de   mediador   nos processos   de   construção   da   cidadania   dos   alunos.   A   competitividade   acirrada, paradigmas   não   mais   estanques,   a   constatação   da   necessidade   do   domínio   do conhecimento   pedagógico,   requer   constante   atualização   dos   profissionais   da educação.

E com isso nesse portfólio pretende analisar esse tema ( A   formação   do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.) que vem se destacando na atualidade  

;

DESENVOLVIMENTO

Foi no período colonial que se iniciou a historia da educação no Brasil, através dos Jesuítas que  começam as primeiras relações entre Estado e Educação. E com isso durante   mais   de   200   anos,   os   jesuítas   foram   praticamente   os   únicos educadores do Brasil.

Este projeto de ensino político incluiu ser expulso pela Jesus Society de 1549 a 1759. Com base no ensino, foi proposta uma série de trabalhos narrativos e de colonização. Quando a corte portuguesa chegou, havia quase um vazio. A educação brasileira viveu meio século de declínio e transição. Desde então, seu processo de ressurreição foi reiniciado, e esse processo é vivido até hoje.

No início do século 20, foi implantado a primeira república, trazendo um novo alvorecer para a educação do Brasil. O contexto requer outras questões. As mudanças políticas, econômicas e sociais do país forçaram as pessoas a introduzir novos paradigmas de pensamento. Pode-se dizer que ir à escola é uma das principais prioridades. Todos concordam que somente por meio da educação a transformação social ideal desde o império pode ser realizada. Jorge Nagle (1974:99-100) advoga que:

o mais importante resultado das transformações sociais mencionadas foi o aparecimento de inusitado entusiasmo pela escolarização e de marcante otimismo pedagógico. (...) A partir de determinado omento, as formulações se entregam: da proclamação de que o Brasil vive uma hora decisiva, que está a exigir novos padrões de relações e de convivências humanas, daí que a escolarização ter um papel insubstituível, pois é interpretada como o mais decisivo instrumento de aceleração histórica.

Após a entrada no século 21, com o início do processo de globalização, Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, a principal navegação Observando uma mudança intensificada na relação tempo / espaço, dando A forma como a sociedade opera introduziu mudanças profundas nos valores da empresa Humanidades contemporâneas e pensamento humano. Educação, participação O processo de transformação e construção desta nova realidade deve ser aberto e incorporado Novos hábitos, comportamentos, percepções e requisitos, agindo Contribuir para a formação de indivíduos e criadores de novas formas culturais. Nesta nova era, os professores desempenham um papel importante e precisam se desenvolver Use suas ferramentas culturais para entender e entender como usar novas habilidades de conhecimento Tecnologia no processo de ensino. Para isso, o seu treinamento é visto como um processo permanente.

A visão geral histórica acima mostra que estamos enfrentando desafios nas seguintes áreas todos os campos e novos guias educacionais. Do mundo teológico centrado crença no mundo racional, crença na magia, sobrenatural, justiça divina, 21 anos de idade passou a ocupar o centro do universo, daí para o mundo da informação e comunicação, onde estabeleceu uma nova ordem mundial, aumentou à perspectiva e as possibilidades mundiais a convivência permanente, e o mais importante é a existência simultânea, o papel do professor e da escola. Obviamente, a educação é necessária novamente "A ferramenta decisiva para a aceleração histórica."

O professor desempenha um papel fundamental nesta nova era e necessita desenvolver competências para utilizar as suas ferramentas culturais e saber utilizar as novas tecnologias no processo de ensino. Por isso, seu treinamento deve ser considerado um processo permanente. O termo avaliação n refere-se automaticamente ao processo de ensino e aprendizagem, pois são elos indissociáveis ​​que perturbam a prática docente dos professores. Embora a pedagogia contemporânea defenda o conceito de avaliação escolar como meio de libertação, na vida escolar diária, a prática de avaliação ainda domina, enfatizando as conquistas dos alunos ao invés de sua aprendizagem.

Quando se trata da prática avaliativa, é necessário que os educadores entendam os alunos como sujeitos que podem tomar suas próprias decisões (participativas e criativas). Portanto, Hoffman apontou  “nessa   dimensão, avaliar   é   dinamizar   oportunidades   de   ação-reflexão,   num   acompanhamento permanente   do   professor,   que   incitará   o   aluno   a   novas   questões   a   partir   de respostas formuladas” (HOFFMANN, 1995, p.20).

Corrobora com a visão Perrenoud, (2007, p. 68) ao afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com