A Formação de Professores
Por: Renata de Oliveira • 3/9/2023 • Trabalho acadêmico • 538 Palavras (3 Páginas) • 60 Visualizações
NOME DAINSTITUIÇÃO: UNIFAEL
NOME DO CURSO: Pedagogia
NOME DA DISCIPLINA: Formação de Professores
PROFESSOR EXECUTOR: Solange Freundel Filvock
TUTOR: Camila Cristóvão dos Santos Ferreira
ALUNO: Renata De Oliveira
Qual é diferença entre Educação Tradicionalista e Educação Nova?
Atualmente, os pais têm muitas dúvidas sobre a escolha da escola de seus filhos. Com tantas abordagens pedagógicas, nem sempre é fácil identificar a melhor ou a mais adequada para elas.
Essa diferença entre instituições e abordagens ocorre porque cada criança tem uma personalidade e forma de aprender diferentes, por isso as escolas adotam uma metodologia de ensino que melhor se adequar ao público em questão.
Qual é o principal método de ensino?
Hoje em dia, existem dois estilos principais de aprendizagem que muitas vezes são confundidos sobre como aprender.
Na primeira, ensinar é a transferência de conhecimento aos alunos com o objetivo de dominá-lo.
No segundo modelo, o ensino é uma atividade que visa organizar ou administrar o ambiente da melhor maneira possível e também conectar-se com o aluno para que haja um processo de aprendizagem eficaz.
A sala de aula tradicional é onde os professores supervisionam e controlam o fluxo de informação e conhecimento. Aqui estão algumas das principais características das escolas tradicionais: Os alunos geralmente trabalham sozinhos; O currículo é apresentado com ênfase nas habilidades básicas; A adesão estrita ao currículo é apreciada; Cada lição é
fortemente baseada em livros didáticos; Os alunos consideram as informações fornecidas pelos professores como garantidas; Os professores estão procurando a resposta certa para aprimorar o aprendizado dos alunos; A avaliação da aprendizagem do aluno é tratada separadamente do ensino e é feita quase inteiramente por meio de testes; Os professores usam o quadro apenas para escrever e para os alunos copiarem.
A nova escola enfatiza a importância de um espaço dialógico, onde a comunicação não é a transmissão de informações, mas a interpretação das informações dentro da comunidade de aprendizagem. Confira abaixo alguns dos principais recursos da nova escola. As perguntas dos alunos são muito bem-vindas; Os materiais incluem fontes primárias e secundárias; Os professores usam vários meios para apresentar materiais; Os professores buscam o conhecimento do aluno para entender os entendimentos atuais dos alunos para uso em aulas subsequentes; A avaliação da aprendizagem do aluno está entrelaçada com o ensino e ocorre por meio de observações do professor em aulas, trabalhos e exposições; Os alunos trabalham principalmente em equipes ou grupos; Os alunos nem sempre confiam nos professores, eles precisam aprender a resolver os problemas sozinhos. Enquanto nas escolas tradicionais o foco do aprendizado está no conteúdo, que é sempre ministrado pelo professor titular da sala, o novo método trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.
Referências Bibliográficas
CANDAU, Vera Maria, and Miriam S. LEITE. "Diálogos entre diferença e educação." Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro 7 (2006): 121-139.
Lancillotti, Samira Saad Pulchério. "Escola nova, instrumentos tradicionais: a produção didática de Manoel Bersgtröm Lourenço Filho em discussão." Revista HISTEDBR On-line 17.1 (2017): 77-92.
...