A GEOGRAFIA
Por: rafaelindo • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 6.545 Palavras (27 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
GEOGRAFIA – 80h
UNIDADE 1
A GEOGRAFIA
- Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.
R: Não, porque as aulas de Geografia deveriam ser mais dinâmicas, lúdicas, usar materiais diversificados, pois é através disso que os alunos adquirem a aprendizagem. Muitos professores valorizavam a memorização do conteúdo e isso não faz sentido e diferença na aprendizagem.
- Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.
R: Por ser uma disciplina que compreende as transformações que nos cerca, geografia é uma ciência importante para entender essas transformações, já que vivemos em um mundo onde as mudanças e as transformações ocorrem de forma muito rápida, nosso mundo passa por um processo marcado pela técnica, pela ciência e informação, Sendo assim podemos citar vários conteúdos que podem ser relacionados com a nossa realidade:
• Espaço Geográfico;
• Pontos de Orientação do Sol;
• Globalização;
• Vegetação;
• Alimentação;
• Fusos horários;
• Estações do ano;
• Vestuário;
• Economia;
• Política;
• Sociedade;
• Exportação e importação;
• Clima;
• Hidrografia;
• Fontes de energia, etc.
Além disso, devemos conhecer localização, interpretar mapas, conhecer limites geográficos, meio ambientes, recursos naturais, sociedade, cultura, clima, paisagem, lugar noções de espaço, vegetação, economia, política, alimentação, hidrografia, industrialização.
- Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?
R: Acredito que nós professores devemos instigar os alunos a pensarem e a buscar compreender o espaço em que vive e sua realidade, a paisagem geográfica de onde ele vive, quais são suas realidades sociais, culturais e econômicas. A Geografia deve ser ensinada de forma interessante. Utilizar metodologia que facilitem a compreensão dos conteúdos geográficos usando a própria realidade dos alunos, dar exemplos do que esta acontecendo no mundo, utilizar-se de tecnologia e matérias manipuláveis
Para que o aprendizado seja mais prazeroso é necessário:
- Apresentações de maquetes,
- Vídeos,
- Teatro,
- Elaboração de poemas e letras de música,
- Cartazes, experiências em laboratórios,
- Internet,
- Jornais,
- Revistas,
- Leituras e interpretação do assunto abordado,
- Projetos feitos em grupos,
- Passeio extraclasse,
- Fotografias,
- Desenhos,
- Textos realizados em grupos, etc.
- Pode-se também incluir muitas atividades externas que sirvam para complementar a aulas teóricas. Ex.: visitar exposições, museus, universidades, etc.
- Crianças costumam se sentir bastante estimuladas tendo contato com mapas, a criança aprenderá com o tempo a ver além das aparências. O professor precisa saber transmitir seus conhecimentos. Não se consegue gostar daquilo que não se entende.
- Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?
R: Os primeiros indícios do conhecimento geográfico ocorreu no fim do século XIX na Alemanha com Ritter e Humboldt. A partir disso surgiram as duas primeiras escolas de pensamento da Geografia: o Determinismo e Possibilismo Geográfico. Estas duas Escolas realizaram papel fundamental na justificativa dos planos burgueses, na medida em que permitiam obter conhecimento sobre novos territórios e aquisição para matérias primas, assim como criar um sentimento de nacionalidade.
Então as primeiras ideias geográficas surgiram pela necessidade do homem de desvendar os fenômenos que ocorriam na natureza e também para aprender a se situar no espaço. Somente, na antiguidade clássica surgiu o termo Geografia, cujo objetivo era entender a medição do espaço e a forma da terra, além da descrição dos lugares. A partir do século XIX que a Geografia tornou-se autônoma, desta forma passou a entender a forma real e o tamanho dos continentes e a existência de variados lugares na terra. Ocorreu também o aprimoramento das técnicas cartográficas e a descoberta da impressão.
Fonte: insep.
https://jonashenriquelima.wordpress.com/2011/12/16/conceitos-geograficos-a-geografia-classica-e-a-conceituacao-de-espaco-territorio-regiao-paisagem-e-lugar/
- Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.
R: No período do século XIX até meados do século XX o pensamento geográfico é que as condições naturais influenciavam na vida do homem e na natureza na sua constituição social. A partir da ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para o qual o meio determinava o homem. Já Blache definia o objetivo da Geografia como a relação do homem com a natureza, na perspectiva da paisagem. No Brasil as primeiras tendências surgiram a partir da década de 40 com a influência de Blache, onde a Geografia Tradicional tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza. Os procedimentos didáticos promoviam a descrição e a memorização dos elementos que compunham a paisagem. Para Ratzel que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é determinam a vida em sociedade, homem seria escravo dos seu próprio espaço. fundador da escola Determinista. Para Paul Vidal de La Blache que criou a escola do Possibilismo Geográfico, o homem também transformava o meio onde vivia, de forma que para as ações humanas, diversas possibilidades eram possíveis, uma vez que essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito. a ideia era relação entre o homem e o espaço ou seja relação do homem com a natureza.
...