A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO
Por: Rosangela Souza • 23/5/2018 • Projeto de pesquisa • 482 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD2 – 2018 - 1
Disciplina: GEOGRAFIA I
Coordenador (a):
Aluno (a):
Polo: SPE
1 – Apresente as diferentes perspectivas para o ensino de Geografia na atualidade, justificando a relevância do estudo da disciplina no mundo atual. (5,0).
R: As perspectivas do ensino da geografia na atualidade não está apenas em conhecer e comparar a presença da natureza na paisagem local ou em outras paisagens por meio de ilustração e da linguagem oral, mas também através da articulação com teorias, conceitos e métodos e com conhecimentos gerados e construídos na prática social e isto só é possível no contexto de um trabalho de compreensão crítica da sociedade
A Geografia como disciplina torna-se importante devido as contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de ocupação. Está relacionada também à necessidade de se conhecer o espaço geográfico que possui um caráter histórico e é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive. A Geografia pode ser usada para desvendar as mascaras social, uma vez que revela como os sistemas econômicos, políticos, ideológicos e sociais se manifestam sobre as pessoas e sobre o espaço, auxiliando no planejamento social, e ações populares que auxiliem no combate a vários problemas sócios espaciais.
2 – Identifique as principais recomendações, existentes nos PCNs, para o ensino da Geografia nos Anos Iniciais, fazendo uma análise crítica do documento. (5,0).
R: Os PCNs de Geografia busca orientar os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito, desenvolvendo a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade/natureza, a partir de práticas que deverão envolver procedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais, que compõem a paisagem e o espaço geográfico.
Para os PCNs é fundamental que o professor valorize a vivência do aluno; crie e planeje situações de aprendizagem em que os alunos possam conhecer e utilizar inúmeros procedimentos geográficos de forma mais aprofundada, abordando os problemas socioambientais e econômicos, de promover um estudo mais amplo de questões sociais, econômicas, políticas e ambientais relevantes, fazendo assim com que o aluno perceba que ele próprio é parte integrante do ambiente, como agente ativo e passivo das transformações das paisagens terrestres.
...