A GESTÃO DE PROJETO EDUCATIVO
Por: marinel • 18/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.853 Palavras (8 Páginas) • 233 Visualizações
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) - Anhanguera
pedagogia - licenciatura
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Manaus
2022
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
INTRODUÇÃO
A democracia participativa tem sido descrita como duas características essenciais: tomada de decisão participativa e igualdade entre os participantes. Neste projeto exploraremos a importância e os desafios que a democracia participativa apresenta durante uma crise como a pandemia de covid.
Também argumentaremos que ela pode desempenhar um papel importante na facilitação da resiliência da comunidade durante esses eventos. A pandemia de Covid colocou uma série de desafios para a democracia participativa. Um dos maiores desafios é que obrigou os cidadãos a se unirem para tomar decisões sobre como responder à pandemia.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Envolver os cidadãos num papel educacional do processo de tomada de decisão, a fim de garantir que eles tenham voz nas decisões que são implementadas no âmbito escolar e na sociedade. Pretendendo alcançar a democracia participativa para ajudar e a garantir que os interesses da comunidade sejam levados em consideração quando as decisões são tomadas em tempos de pandemia.
Objetivos específicos
- Apresentar um bom relacionamento com a gestão pedagogia e a comunidade que contribuem para alcançar o objetivo geral, apontando as etapas que levam à sua consecução;
- Observar a melhor sequência lógica para se trabalhar a rotina pedagogia na sala de aula;
- Elaborar um plano de aula de acordo com as diretrizes educacionais;
- Averiguar e explorar a organização administrativa pedagogia e institucional implementando uma gestão democrática e participativa juntamente com toda a comunidade escolar.
PROBLEMATIZAÇÃO
A inquietação e divergência de informações relacionado ao âmbito escolar e a comunidade por conta do covid.
REFERENCIAL TEÓRICO
A gestão participativa e democrática pode ajudar as comunidade e coordenações pedagógicas.
A gestão participativa e democrática de forma unificada atualmente trabalhadas em conjunto são a que mais atende as demandas de um mundo moderno.
Ela traz melhorias pedagógicas no processo educacional, motiva a comunidade e dá um excelente resultado, pois acontece quando os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, têm liberdade de ação, de manifestação de pensamento, dando ideias criativas.
O Projeto Político Pedagógico explora vários elementos para facilitar esse processo como exemplo o documento de gestão escolar com objetivo de organizar todos os trabalhos escolares.
Desde fevereiro de 2020 a história na educação teve uma grande mudança, fazendo com que os gestores escolares tivessem que mudar totalmente a rotina dos seus trabalhos.
A Pandemia trouxe diversos problemas para a escola, exigido de gestores e da instituição de ensino de todas as etapas e modalidades que realizassem uma adaptação repentina.
Essas novas mudanças causaram impactos na rotina de todos, e como forma de não prejudicar o ano letivo e nem o aprendizado dos alunos os gestores e professores tiveram que se adaptar, criando outros métodos para ensinar nesse tempo de crise e um deles foi o ensino a distância. Aliando a ferramentas tecnológicas, mantendo a comunicação com alunos e seus familiares.
A parte financeira é um aspecto crucial e difícil para o âmbito escolar no momento de crise. Nesse contexto manter o fluxo financeiro é um grande desafio, exemplo, em uma escola particular a inadimplência e a falta de professores, a necessidade de investimento em novas áreas contribuem muito para os problemas financeiros.
Já na escola pública a evasão por falta de interesse por parte do aluno tem sido outra situação complicada, causando diversos problemas, como a dificuldade no aprendizado, dentre outros.
Diante desses problemas o gestor teve que se adaptar e traçar rapidamente outros métodos financeiros e estratégicos, além de ter que investir em novas tecnologias e treinamento para não correr o risco de perder seus clientes e não ter prejuízo financeiro.
A aula online foi a forma mais eficaz para que aluno, pais e a escola não perdessem contato e nem tempo e a tecnologia proporcionou essa interligação entre todos.
Nesse momento de covid deve-se pôr em consideração a criatividade dos professores juntamente com a gestão escolar. É um grande desafio a elaboração de práticas educativas e inovadoras para um rendimento satisfatório no ensino remoto.
O ponto chave é minimizar os impactos psicológicos da pandemia com as medidas de isolamento social, e na aprendizagem dos estudantes, considerando a longa duração das atividades presenciais nas escolas.
Em 03 de abril de 2020, o MEC publicou a portaria de Nº376 que dispôs sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnico de nível médio enquanto durasse a situação de pandemia da Covid-19, em caráter excepcional, de suspender as aulas presenciais substituindo por atividades não presenciais.
No entanto, a medida não levou em consideração que cerca de 70 milhões de pessoas no Brasil tem acesso precário a internet, conforme aponta o estudo feito por, que além do mais a classe menos favorecida não está 100% coberto com a conexão de internet.
Dessa forma, o objetivo desse trabalho é identificar as dificuldades encontradas pelo gestor educacional diante dessa nova realidade imposta pela pandemia.
Enquanto que os educadores juntamente com a gestão escolar vêm se desdobrando para manter e levar o conhecimento até os alunos, com trabalhos online, ajudando o aluno de forma autônoma.
...