A GRAMÁTICA DA LIBRAS
Por: dhbitencourt • 17/4/2018 • Artigo • 355 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
A GRAMÁTICA DA LIBRAS
Apesar de ser uma língua de modalidade gestual-visual a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) possui uma estrutura linguística semelhante a das línguas oral auditiva, pois atende todos os critérios linguísticos e possui uma estrutura gramatical própria, sendo dotada de níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Seus itens lexicais, ou seja os variados sinais, possui como modalidade de articulação a visual-espacial.
Segundo Quadros e Karnopp (2004), a fonologia/quirologia da LIBRAS procura determinar as unidades mínimas que formam os sinais estabelecendo os padrões possíveis de combinação entre as unidades e as variações no ambiente fonológico.
São os parâmetros que norteiam os itens lexicais “sinalizados” e .........
- CONFIGURAÇÃO DE MÃOS (CM)
Refere-se ás formas que as mãos tomam ao executar um sinal. Segundo Felipe (2005) temos 64 configurações de mãos na LIBRAS, sendo que o alfabeto manual utiliza apenas 27 destas na representação das letras (morfemas!!!!);
- LOCALIZAÇÃO (L)
É a área do próprio corpo ou o espaço neutro em frente à ele onde os sinais são articulados.
- MOVIMENTO (M) E DIRECIONALIDADE
Envolve uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos das mão, movimentos dos pulsos até direção no espaço.
O movimento pode ser retilíneo, helicoidal, circular, semicircular, sinuoso, angular, já a direcionalidade pode ser unidirecional onde o movimento possui apenas uma direção no espaço; bidirecional em que o movimento é executado em diferentes direções por uma ou pelas duas mãos; multidirecional em que o sinal explora várias direções no espaço.
PONTO DE ARTICULAÇÃO (PA)
É o local do corpo ou o espaço neutro em frente ao corpo, e limitado entre a cabeça e a cintura, em que o item lexical é executado;
ORIENTAÇÃO (O)
Orientação de mão
Palma na vertical para direita, palma na horizontal para baixo,
- EXPRESSÕES NÃO MANUAIS:
São os movimentos da face, olhos, cabeça e tronco. Utilizada na diferenciação de itens lexicais e na marcação de construção sintática.
Todos esses elementos gramaticais fazem da LIBRAS uma língua que permite expressar sentimentos e ideias através da comunicação formal, informal, regional e padronizado.
https://www.crea-mt.org.br/portal/gramatica-de-libras-conhecer-para-entender-uma-lingua-diferente-parte-ii/
http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/17234416022012Lingua_Brasileira_de_Sinais_Libras_Aula_5.pdf
http://ufscarlibras.blogspot.com.br/2016/03/texto-aspectos-gramaticais-da-libras.html
...